A Remuneração pode trabalhar com a nova moeda do mercado: significados

“Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira, nem lhes atribua tarefas e trabalhos, mas ensine-as a desejar a infinita imensidão do oceano”, a frase é de Antoine de Saint-Exupéry, escritor que ficou famoso pela…

Saiba por que é importante sempre fazer ajustes na política de Benefícios

Nós já falamos um pouco no blog, sobre como as empresas têm tratado o assunto Benefícios no momento de crise, mas assim como os ajustes que os engenheiros na Fórmula1 fazem nos carros, até mesmo durante a corrida, acreditamos que…

Práticas sobre ajuda de custo aos colaboradores em Home Office

Por conta da pandemia, muitas empresas têm nos procurado com dúvidas sobre o oferecimento de ajuda de custo aos colaboradores em Home Office. O tema é muito interessante, porque é uma questão recorrente e traz insights importantes para as empresas….

Crie cargos para a empresa, não para as pessoas

O texto de hoje é bem curto e direto, mas muito importante! Quando analisamos a estrutura de uma empresa, é muito comum nos depararmos com cargos criados apenas para acomodar determinadas pessoas ou situações. Normalmente, esses “ajeitômetros” acabam abrindo precedentes…

Como o Market Pricing pode te ajudar a tratar cargos em alta demanda

Uma das dificuldades enfrentadas pela área de RH é como tratar a Remuneração de posições que estejam acima da média salarial de uma determinada área ou nível. Em situações de aumento de demanda por atividades específicas (seja por conta de…

6 insights para descobrir se sua estrutura comporta um Especialista

É comum encontrarmos, no mercado, estruturas de empresas que possuem espaço para um Especialista, mas nem sempre é assim. Quando falamos em carreira Y, a posição de um cargo nesse nível hierárquico só faz sentido quando a empresa conhece bem…

Como determinar a necessidade da família de cargos

Visualmente, é muito bonito quando vemos uma Trilha de Carreira com a família de cargos (Júnior, Pleno e Sênior) desenhada em todas as áreas da empresa, mas sabemos que isso nem sempre é aplicável. Sempre existirão áreas em que só…

Você pode usar a comunicação para lidar com a insatisfação salarial

Em nosso estudo de Políticas e Práticas de Remuneração 2020 (saiba mais, clicando aqui), identificamos que a insatisfação salarial é o terceiro item que mais causa dor de cabeça no RH. Veja: Pode ser que, realmente, haja necessidade de revisão…

A quantidade de grades salariais pode interferir no custo da folha

A estratégia de remuneração está relacionada a diversos fatores e, por conta disso, costuma ser diferente para cada empresa. Internamente, depende muito do momento do negócio, da estrutura corporativa, do orçamento com pessoas e das estratégias para atração e retenção…

Conheça as melhores práticas para criar nomenclaturas de cargos

Durante os projetos, é muito comum escutarmos dúvidas com relação às nomenclaturas de cargos. Qual a diferença entre um Ajudante e um Auxiliar? Qual dos dois vem primeiro? O Ajudante é assistente do Auxiliar? Qual a diferença entre o Assistente…

Analisamos os requisitos de promoção mais comuns

Em nosso estudo sobre Políticas e Práticas de Remuneração, levantamos muitas informações importantes referentes à administração salarial, práticas de promoção e mérito, Avaliação de Desempenho e demais questões ligadas ao Plano de Cargos e Salários. Para acessar a versão completa…

Revisão de estruturas pode ser útil na crise (e fora dela)

Recentemente, muitas empresas têm nos procurado para fazer um ajuste ou uma revisão de estruturas. Isso não é novidade, com o passar dos tempos, as empresas têm procurado reestruturar seus níveis hierárquicos, por conta da modernização dos processos (que eliminam…