ConsultaSalarial®
É uma plataforma online com atualizações e divulgações mensais de conteúdo desse universo da remuneração, além das informações básicas de salários, incentivos de curto prazo e benefícios. Você que é profissional de RH, que tem sob responsabilidade a gestão da remuneração, confira o que podemos te oferecer.
Qual o período de assinatura?
A plataforma disponibiliza um acesso por 12 meses, no mínimo.
Posso testar a ferramenta antes de assinar?
Com certeza! Entre em contato com um de nossos consultores para prepararmos a plataforma para você. Clique em “Fale com um consultor”, no menu superior desta página.
Eu preciso fornecer os dados salariais da minha empresa?
Sim. A plataforma de dados é colaborativa, ou seja, para que você possa acessar os dados estatísticos das demais empresas da base, você também precisará fornecer os da sua empresa. A próxima pergunta explica melhor como isso funciona.
Qualquer empresa da base pode ver meus dados?
De forma alguma! Nenhuma empresa da base pode ter acesso aos dados de outra empresa. Os painéis estatísticos são compostos, por no mínimo, 12 empresas. Então, qualquer empresa participante só tem acesso a dados estatísticos de um painel, e nunca individual de cada empresa.
Depois de aprovada a compra, em quanto tempo tenho acesso às informações?
Seu acesso é praticamente imediato, a partir do momento em que aprova a compra. Em um dia útil você já tem acesso completo a todos os cargos e painéis padrões da plataforma. E, na sequência, iniciamos os trâmites burocráticos de contrato. Na sequência, já solicitamos todas as informações e dados de remuneração total + tabela salarial, se tiver) para iniciarmos o Job Matching (estudo da organização e a comparação dos cargos com o mercado). Tirando a etapa de fechamento do contrato (que pode variar de empresa para empresa), as demais etapas, até a entrega de relatórios comparativos e os estudos iniciais, não passam de três semanas, considerando uma empresa de 2000 funcionários, no Brasil. De maneira geral, as entregas são muito rápidas.
Eu preciso ter Descrições de Cargos para assinar a plataforma de pesquisa?
Não! Você não precisa ter as Descrições de Cargos das posições na sua empresa. Todo o trabalho de entendimento dos seus cargos é feito sem esses documentos, por nossos consultores. Importante: depois que assinar conosco, a plataforma oferecerá descritivos padrões para todos os cargos, atualmente, mapeados. Isso poderá ser um bom começo para você descrever seus cargos!
SalaryMark®
O SalaryMark® gera um código individual para cargo em sua empresa, como se fosse a íris dos olhos, ou seja, nenhum cargo tem o mesmo código do outro. O formato ideal para um mundo totalmente volátil e dinâmico que interfere na competição dos cargos mês a mês. O oposto da pontuação que não pode trazer aspectos de mercado e oscilações de preço dentro do formato simplista de representar uma posição por um conjunto de pontos.
Quais são os passos para solicitar um orçamento?
A quantia de cargos atual é o fator relevante para se calcular o custo do projeto?
A quantidade apontada é uma boa referência para desenharmos os cálculos, mas esse não é o fator principal. Até porque, seus cargos podem ser reduzidos durante a estruturação ou até mesmo aumentados, dependendo de cada empresa e suas necessidades. Portanto, conhecer os atuais cargos é importante, mas não o critério principal de definição.
Existe um porte mínimo para se ter uma trilha de carreira?
Costumamos dizer que toda e qualquer empresa deve ter uma trilha de carreira! Se você é uma pequena empresa ou uma gigante, ambas precisam deixar claro, a todos os profissionais, as possibilidades de transição de cargos e áreas. E a trilha de carreira é um bom caminho para se fazer isso.
Minha empresa ainda é jovem e pequena (startup), quando é o momento de se pensar nesse tipo de estruturação?
Toda empresa deveria já nascer com um plano de cargos e salários. E, à medida que ela cresce, o plano também vai sendo revisado e ajustado. Isso é uma questão de propósito, ou seja, cada pessoa que chega em sua empresa já sabe o papel que vai desempenhar e tem ideia das possibilidades de crescimento no negócio, do ponto de vista de cargos, projetos etc.
Resuma os motivos pelos quais minha empresa deveria investir em um plano de cargos e salários com trilha de carreira:
1 – Custos e folha salarial: tenha a possibilidade de provisionar, anualmente, os aumentos dentro de faixas e evoluções pré-determinadas, sem onerar a folha de pagamento.
2 – Tenha uma gestão saudável e engajadora com todos os profissionais, protegendo-se de passivos trabalhistas e motivando líderes e liderados dentro de um propósito único nos cargos e salários.
3 – Seja justo: engaje as pessoas dentro de regras muito claras, em que todos têm conhecimento. Tudo fica transparente. Todos vão saber para onde a organização quer ir com relação à cargos e salários.
O plano engessa a empresa?
O plano jamais fará isso, uma vez que a liderança entenda bem até onde ele funcionará. Isso quer dizer que as pessoas precisam entender que o plano tem condições de demonstrar POSSIBILIDADES de cargos, mas se cada pessoa é protagonista de sua carreira, é fácil entender que o plano de carreira não é construído somente nas trilhas que a empresa projeta. O crescimento na carreira é algo que transcende um plano. Se a liderança e os liderados souberem disso, seu plano cumprirá o papel e as pessoas entenderão bem até onde ele vai e o que precisarão fazer para galgarem desafios e oportunidades. Resumindo, um plano não é tudo, mas é o mínimo. Um bom começo para qualquer empresa.
O método SalaryMark® pode resolver meus problemas de harmonização na estrutura?
Com certeza! Se o que o você precisa é padronizar os modelos de gestão de cargos entre unidades ou áreas distintas, esse é o caminho. Nós aplicamos uma teoria de fatores para mapear e analisar todos os postos de trabalho e, com essas medições, entendemos similaridades e potenciais de harmonização. Se você tem mais de uma unidade e precisa que todas falem a mesma língua, nosso método cairá como uma luva para você.
Meus cargos não se diferenciam na prática e só estão com salários diferentes
Isso é um grande problema, porque impacta nos custos operacionais e começa a “minar” a saúde financeira da organização. Mas tem solução! Com a construção de uma Arquitetura de Cargos resolvemos esse problema. Mapeamos todas as suas posições atuais, os postos de trabalho, e verificamos o que realmente é possível de se ter em cargos. Ou seja, se é para ter família I, II e III, vamos construir e apresentar um argumento técnico e matemático para tal criação. Se não, vamos recomendar o que for mais aderente, seja na questão jurídica, seja na questão de eficiência financeira
As pessoas não conhecem as possibilidades internas de trilhar uma carreira
Isso é fácil de se resolver. Podemos construir uma trilha de carreira e acabar com esse problema. Temos várias modelos à disposição. Chame um consultor para conhecer o que podemos construir para você.