5 dúvidas mais comuns sobre deflatores salariais

Sabemos que o Brasil abriga muitas diferenças culturais e econômicas que geram grande disparidade entre os estados e municípios. Pensando em Remuneração, isso impacta diretamente nos deflatores salariais.

Quanto mais diversificado é o país, maiores são as variações de salário. O RH, como responsável por definir e implantar a estratégia salarial, deve conhecer o conceito e aplicabilidade dos deflatores.

Em um levantamento da Carreira Muller, identificamos que mais de 40% das empresas ainda têm dúvidas sobre como aplicar o índice e como ele é calculado.

Vamos eliminar os bloqueios quanto à utilização dos deflatores explicando cinco dúvidas muito comuns:

1. O que são os deflatores salariais?

São índices calculados com base no salário médio dos municípios, estados, regiões ou segmentos, que mostram o comportamento salarial daquela localidade/setor frente ao mercado nacional ou outro mercado de referência em situações específicas.

Quer entender o que precisa estar no seu radar ao definir uma estratégia de remuneração, pensando em Deflatores? Este texto vai te ajudar.

2. Posso confiar nos dados?

Primeiro, é preciso dizer que quanto mais informações regionalizadas, mais confiáveis são os dados de deflatores. Isso porque, quando uma ou outra região fica de fora, a leitura dos cenários se desequilibra e acaba não refletindo a realidade de mercado.

Nosso estudo de Deflatores 2020 apresenta dados de todos os cantos do Brasil! Isso é fruto da parceria que temos com a FIPE, garantindo que a Carreira acesse dados salariais de todo o país. O material completo é exclusivo para clientes da ConsultaSalarial®, se quiser saber mais, fale conosco por aqui.

3. Como posso calcular deflatores?

A fórmula é simples, mas o que garante a riqueza dessa informação é o nível de detalhe dos dados utilizados para salários e o conhecimento da região em análise. Tudo isso, só o conhecimento real do mercado pode oferecer.

Dados reais baseados em nosso estudo de Deflatores 2020

Lembrando que o salário médio utilizado aqui (e apresentado também em nosso estudo) foi calculado com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Economia e cobre todas as regiões do Brasil.

4. Quando posso utilizar esse indicador?

É importante entender que a utilização do deflator é recomendada apenas em algumas situações, observe o quadro abaixo:

O Robinson Carreira gravou também um episódio do Pé na Estrada falando um pouco mais  sobre o assunto. Vale a pena conferir aqui. 

5. Como as empresas têm utilizado esse dado?

Abaixo, está o resultado do levantamento que fizemos para nosso estudo de mercado:

Muitas empresas possuem uma única tabela na matriz e utilizam os deflatores salariais para identificar a necessidade de uma nova tabela para determinada localidade, e também para montá-la. Conhecer essas diferenças é importante para nivelar os custos com folha de maneira estratégica.

É comum encontrar casos de empresas que utilizam esse dado para estudar a viabilidade de construção de uma nova unidade ou até mesmo da mudança de uma unidade já existente para um novo local.

Por fim, sabemos que os deflatores mostram o comportamento salarial de determinada região com base no salário pago pelas empresas, portanto, não levam em conta tendências atuais que impactam no quesito oferta e demanda. Por isso, cabe ao RH identificar essas questões e utilizá-las em conjunto com os deflatores salarias.

Importante: os deflatores não substituem uma pesquisa salarial, porque ela detalha as informações por cargo, o que também é fundamental! Por isso, não deixe de explorar as possibilidades. Aqui temos um texto que explica melhor isso.

Juliana Castro
Consultora de Remuneração

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee