O ano de 2023 terminou com inflação controlada, ano do aumento real, mais orçamento disponível para movimentação de pessoas. Agora, todo mundo quer saber: quais são as tendências que irão moldar a Remuneração em 2024? No Boletim Carreira Muller – 1º Semestre 2024, nossos especialistas passaram por três principais movimentos.
1º) Movimento Salário Digno
O Movimento Salário Digno, iniciativa do Pacto Global da ONU que busca garantir que todos os trabalhadores recebam um salário digno, está ganhando cada vez mais força no Brasil. Por mais que haja dispositivos na Constituição e na CLT, as empresas agora estão sendo chamadas para assumir compromissos públicos, metas concretas e indicadores visando não apenas cumprir requisitos legais, mas também promover equidade e bem-estar. Em outras palavras: equilibrar sua estrutura salarial com o diálogo social.
As empresas que pagam salários dignos experimentam:
- Redução da rotatividade;
- Melhoria na motivação e produtividade;
- Diminuição do absenteísmo;
- Aumentos nos resultados financeiros;
- Ganho de reputação corporativa.
No entanto, apesar desses benefícios já mapeados, ainda há um longo caminho a se percorrer. Das 1773 empresas brasileiras que aderiram ao pacto, apenas 35 têm hoje estratégias e metas específicas para garantir 100% de salário digno para todos os funcionários até 2030. Isso pode ser atribuído a desafios complexos, incluindo séculos de desalinhamento e mudanças necessárias nas estruturas salariais e culturais.
E como os resultados também não estão no curto prazo, sabemos que fica mais difícil trazer esses números para a mesa de discussões. Mas é importante considerar que a área de Remuneração e RH vem sendo chamada para propósitos interessantes em 2024, alinhados com os anseios da nova geração e que irão fortalecer a marca empregadora. O próximo tópico é outro grande exemplo – e que merece prioridade.
2º) Igualdade Salarial
A Lei nº 14.611 colocou em evidência a questão da transparência e igualdade salarial. Inclusive, estamos em meio ao primeiro ciclo semestral estipulado pelo governo – confira no fluxograma abaixo.
Agora, as empresas que identificaram desigualdades em seus CBOs estão às voltas para elaborar um plano de ação legal. Sabemos que pode ser um desafio enfrentar os custos associados a esse movimento, mas a nossa recomendação é que as empresas também trabalhem em um plano de ação moral.
O que isso significa?
É ter um relatório de transparência e igualdade salarial paralelo ao oficial, que mostre de maneira bastante transparente a real situação da organização e quais são as métricas ideais para o seu negócio. As organizações que transformarem a equidade salarial em propósito, indo além das obrigações legais, irão se fortalecer como marca empregadora e ganhar mais credibilidade no mercado.
3º) Novos cargos
Como as empresas estão se adaptando às demandas em constante evolução, isso impacta em novos cargos. Os que apareceram de forma bastante consistente na base de dados da Carreira Muller já foram ativados em nossa pesquisa. Vemos Business Partners para níveis de Especialista e Gerente, além de cadeiras de Diretor de E-commerce e Diretor de Marketing Digital.
Esse processo de mapeamento de novos cargos permite uma compreensão mais clara das tendências do mercado de trabalho e facilita a tomada de decisões informadas sobre remuneração e estratégias de recrutamento.
2024: quais são os próximos passos
As expectativas para 2024 são promissoras, principalmente para as empresas que enxergarem os desafios como oportunidades para fortalecerem sua marca empregadora. Mas, para atingir um diferencial competitivo, mesmo que seja no médio e longo prazo, é preciso cada vez mais coerência no discurso.
Se você precisa de ajuda tanto para elaborar um plano de ação legal quanto um plano de ação moral, a Carreira Muller desenvolveu um Diagnóstico de Equidade Salarial que pode te atender dentro das particularidades do seu negócio. Clique aqui!
E, para saber mais sobre as tendências em Remuneração para 2024 e como sua empresa pode se preparar para o futuro, assista ao Boletim Carreira Muller – 1º semestre 2024!