Deflator salarial ou pesquisa de mercado?

Trabalhar com deflator salarial nem sempre é o mais indicado. Na verdade, ele é muito útil quando não se tem amostragem suficiente para determinar uma divisão entre quartis e apurar diferenças de cargos, quando não há orçamento para uma pesquisa mais customizada ou quando a empresa está localizada numa região muito isolada, distante de outras indústrias que serviriam de parâmetro.

Se nenhum desses casos é o seu, o melhor mesmo é investir numa pesquisa com amostragem significativa com, pelo menos, 12 empresas (entenda mais aqui), porque isso permite uma investigação mais aprofundada.

Por exemplo, sabemos que os diferentes níveis sofrem diferentes influências de mercado (confira imagem ao lado).

Imagine, então, o que aconteceria se comparássemos os cargos de uma empresa da região de Campinas com as do Vale do Paraíba, aplicando, simplesmente, um índice de deflação salarial. O impacto para a Gestão seria quase que sutil, mas, no caso do time Operacional, prejudicaria a estratégia de remuneração, porque a correlação entre salários e regiões é maior.

Quando a consultoria de pesquisa possui uma base de dados abrangente, o deflator nem sempre é o melhor caminho, já que deixa algumas particularidades de fora da análise. Com a base de informações, outras análises são possíveis como benefício, tendências, práticas de ICP etc.

Como usar os deflatores de salários corretamente?

Para começar, não fazer uma média entre todos os níveis é o mais indicado, porque, como já dissemos aqui, o grupo operacional tem um deflator diferente do grupo de gestão. Por isso, dizemos que conhecer a região é melhor do que aplicar o deflator.

Consultoria de pesquisa

Contar com a parceria de uma consultoria é totalmente viável, desde que a base utilizada alcance o maior número de regiões. Quanto maior a capilaridade de informações, mais estatístico é caminho.

Imagine utilizar um deflator nacional para tratar regiões totalmente diferentes em questões salariais, como, por exemplo, os estados de São Paulo e Minas Gerais. Os salários em Minas ficariam deslocados do mercado regional real, pois seriam totalmente influenciados pelos dados paulistas. Mais que isso, só o Estado de São Paulo tem comportamentos particulares em várias regiões.

Para casos assim, em empresas com muitas filiais o deflator de país pode até ser aplicado mas, nem sempre, isso é o suficiente.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee