Entre os dias 02 e 06 de dezembro, nossa equipe estará reunida para um momento especial de treinamento, integração e planejamento para o próximo ano.

3 principais dúvidas sobre atualização de tabelas

Tabela salarial: respondemos a 3 principais dúvidas

Uma tabela salarial, quando bem estruturada, pode trazer benefícios para a saúde financeira da empresa, ajuda a evitar a alta rotatividade e a manter os profissionais motivados.

Mas equilibrar tanto os interesses da organização quanto dos colaboradores é um desafio complexo para o RH. Então, ficam as perguntas: qual é a melhor forma de atualizar a tabela? O ideal é fazer isso por grupos ou níveis de cargos? O que deve ser considerado?

A Consultora Estratégia Remuneração da Carreira Muller, Vanessa Ferraz, é quem nos ajuda a responder essas questões. Acompanhe o conteúdo para saber como ter a melhor tabela salarial para sua empresa.

Qual a melhor forma de atualizar a tabela salarial? 

Não há dúvida: a melhor forma de atualizar a tabela está em observar os dados do mercado, a partir de um painel selecionado com empresas que fazem sentido para o contexto do seu negócio: mesma região, faturamento, nicho, etc. 

Com esse painel específico, é possível confrontar dados de uma tabulação atual com os de uma anterior para chegar a um índice de evolução de mercado.

Vale ressaltar que esse índice geralmente é diferente do disposto no acordo coletivo. Inclusive não recomendamos aplicar o acordo coletivo, que até poderia funcionar por um curto período de tempo, mas depois acaba inflacionando a tabela. Então, fica um alerta: basear a tabela salarial apenas no acordo coletivo pode ser um equívoco: o acordo é linear; o mercado, não. O ideal é aplicar o acordo coletivo nas pessoas.

Tabela salarial: atualização por grupos ou níveis de cargos?

Nem uma, nem outra. O ideal, na verdade, é que a atualização seja feita cargo a cargo. Ou seja, observar a faixa salarial de cada cargo praticada pela sua empresa e fazer um comparativo com o mercado. Esse olhar para fora da organização é uma das maneiras mais produtivas de entender sua competitividade – e, consequentemente, de reduzir o turnover e atrair talentos.

Vamos supor que o cargo de analista financeiro da sua empresa esteja na faixa de R$ 4.000,00. No entanto, o mercado aponta para uma referência de R$ 5.000,00, o que demonstra uma evolução. Nessa situação, o que você faria: aplicaria essa diferença percentualmente à tabela salarial para chegar na referência de mercado ou analisaria todos os cargos para obter uma média de evolução e, assim, aplicar esse índice?

O recomendável é seguir pela segunda opção, porque nem todas as áreas seguem a mesma tendência – nem todos os analistas evoluem da mesma maneira, por exemplo. É como diz Vanessa Ferraz, temos que ser “assertivos conforme a área”.

O que considerar na hora de atualizar sua tabela salarial?

Alguns fatores externos devem ser levados em consideração na hora de montar a tabela salarial. Sobretudo nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19, a retração do mercado, a incerteza política e as demissões em massa.

Nesse sentido, Vanessa recomenda considerar dois aspectos para atualização da tabela salarial:

  • evolução de mercado: já dissemos antes, mas vale repetir que é fundamental ter uma pesquisa salarial a fim de ver as movimentações reais do mercado. Sabemos que é possível atualizar uma tabela sem isso, mas há risco de se ter salários desequilibrados. 
  • analisar a tabela praticada pela empresa: muitas vezes, a tabela que a empresa usa como balizadora já está acima do valor de mercado. Nesse caso, nossa sugestão é congelar os valores ou aplicar uma correção menor do que a encontrada no índice de evolução.


Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Assista ao episódio 35 do ConsultAqui

A Carreira Muller também oferece cursos, pesquisas e uma diversidade de conteúdos para ajudar a estruturar a sua tabela salarial. Conheça a ConsultaSalarial®, maior pesquisa salarial do Brasil. Solicite uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos