Todo profissional de Remuneração sabe da importância de contar com uma pesquisa salarial de qualidade. Afinal, essa é uma ferramenta imprescindível para analisar e alinhar sua tabela salarial com o mercado – além de ser uma ótima fonte de referência. Até aqui, não estamos contando nenhuma novidade.
No entanto, apesar da pesquisa salarial ser um recurso incontestável, estamos cientes de que, muitas vezes, pode gerar dúvidas. E, se utilizada de maneira equivocada, pode conduzir a tomadas de decisões precipitadas. Já comentamos nesse Blog sobre a importância dessa ferramenta em momentos de:
- Montar sua tabela salarial;
- Analisar variações de salário;
- Melhor compreender os salários oferecidos a algum mercado específico.
Mas, antes de tudo, é necessário saber se você está utilizando a pesquisa salarial de maneira correta e se a base de informação está bem configurada para que todas as etapas que traremos a seguir sejam seguidas de maneira mais efetiva. Como saber isso? Vamos explicar!
Como selecionar mercados em um painel de pesquisa?
Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é ter acesso a uma pesquisa salarial de qualidade, que abranja muitas empresas e, assim, possa oferecer uma fonte de dados extensa. Em um primeiro momento, tantas opções podem até causar estranhamento, mas isso é o que garante um painel de pesquisa ideal para sua necessidade.
Antes de construí-lo, é preciso fazer a “lição de casa” e ter em mãos o perfil do cargo que será pesquisado. Cada nível hierárquico, função e setor tem suas particularidades – e essas informações alteram a amplitude da concorrência, por competirem de formas específicas.
Na ConsultaSalarial® , por exemplo, a ferramenta de pesquisa salarial da Carreira Muller, você encontra inúmeras opções de mercado, além da possibilidade de construir seu próprio painel de acordo com as necessidades do negócio – e do momento.
Vamos pegar como exemplo o cargo de Abastecedor de Produção. Qual é o cenário de concorrência? A recomendação é olhar para onde você pretende buscar os candidatos. Como cargos operacionais normalmente devem estar restritos à cidade ou microrregião, é com esse filtro que você deve montar seu painel.
Já quando olhamos para níveis de coordenação ou gerência, a amplitude aumenta. Para um Coordenador Administrativo, por exemplo, um filtro com todo o Estado de São Paulo pode funcionar. Mas sempre vale conferir como ele também está performando a nível nacional.
Obviamente a localização não é o único critério de referência: para alguns cargos, como um Especialista em Automação, a melhor opção talvez seja inserir o segmento. O importante é sempre trabalhar com filtros adequados para cada perfil.
Depois de configurar corretamente o seu painel, pode ser que surja outra dúvida analisando o quadro de salários-bases: qual utilizar?
Quartil ou mediana: qual a opção mais assertiva?
Não há certo ou errado e sim momentos adequados para cada um. Voltando ao exemplo do Abastecedor de Produção na ConsultaSalarial® da Carreira Muller, o primeiro ponto a saber é se os valores tradicionais da pesquisa são obtidos com um cálculo estatístico, ou seja, se são medidas de posicionamento amostral.
Se sua empresa está em desenvolvimento e ainda não conta com uma estratégia de salários bem estabelecidas ou com uma tabela salarial implementada, a análise deve ser diferente. Nesse caso, a recomendação é consultar a pesquisa e usar como referência os valores que aparecem. Se já tem uma estratégia estabelecida, o ideal é voltar para a primeira configuração e montar uma análise aplicando a porcentagem padrão do seu negócio.
O que fazer quando, durante o crescimento da empresa, funções diversas ficarem acumuladas num único profissional?
A ConsultaSalarial® da Carreira já trabalha com a amplitude de concorrência ideal e entende qual configuração é adequada para cada situação, mas estamos cientes que alguns cenários dificultam a pesquisa. Um deles é a combinação de cargos distintos por um mesmo profissional.
Qual é a melhor forma de enquadramento e qual deve ser o valor de referência, por exemplo, de um Gerente de RH que também atua como Gerente de TI?
A primeira dica é entender o porquê desse acúmulo. Na maioria das vezes é algo não previsto, uma situação pontual na qual a empresa apenas precisa repor, temporariamente, a saída do profissional de TI. Nesse caso, o Gerente de RH não tem conhecimento técnico necessário para atuar na outra função e não concorre no mercado com outros gerentes de T.I. Ele seguirá atuando em sua posição de origem – isso é o que deve ser considerado.
Porém, existem casos em que um mesmo profissional possui função dupla de maneira fixa, como um Gerente Comercial e de Marketing. Nesse caso, mesmo que no futuro a empresa tenha a intenção de substituí-lo, os candidatos também serão aqueles que exercem ambas as funções. Se essa é a situação que você se encontra, a recomendação é trabalhar com a pesquisa salarial de mercado para as duas posições e pagar a mais alta.
Já vimos casos em que a empresa ofereceu uma média entre as duas, o que não é aconselhável. O motivo é simples: você muito provavelmente estará pagando menos que o mercado para as duas funções e as chances de perder esse profissional para qualquer uma delas é grande.
O cenário ideal é evitar esse tipo de situação, ou seja, não acumular cargos em um único profissional. Tanto pelo que descrevemos acima quanto pelo fato de que você muitas vezes irá pagar pelo cargo mais alto quando, na maior parte do tempo, o profissional exercerá a função mais básica.
Consulta Salarial: tudo o que você precisa saber
Se você quiser saber mais sobre painéis de pesquisa, confira o episódio completo do ConsultaAqui sobre o assunto. E lembre-se que a Consulta Salarial conta com uma base de dados formada por mais de 2.600 empresas.
Essa base extensa entrega dados factíveis e permite que você navegue por todo o mercado apenas alterando as configurações da amostra. Clique aqui e teste gratuitamente agora a maior base de pesquisa salarial do Brasil.