Maturidade & Senioridade

Avaliar a evolução de um profissional no cargo é um desafio que pode parecer complicado na prática, porque depende, muitas vezes, de aspectos intangíveis. Em outras palavras, apesar da estratégia que a empresa adota, com parâmetros e medições concretas, o desenvolvimento do colaborador depende também de uma avaliação pessoal, que beira aspectos mais subjetivos como maturidade, autonomia, influência e liderança. É o que acontece no processo de transição de profissionais sêniores.

Já parou para pensar quais os critérios podem ser adotados para determinar a senioridade?

Normalmente, a maturidade é um aspecto de bastante peso. Em remuneração, a escolha de ocupantes para cargos sêniores está intimamente ligada à maturidade dos profissionais, ou seja, ao desenvolvimento dele como um todo.

“Vejamos o caso dos profissionais da área médica. Para se tornarem ‘sêniores’, precisam caminhar pela residência e por muitos tipos de atendimento até que haja, realmente, a sensação de ‘autonomia’ na aplicação do conhecimento adquirido. Isso também ocorre aos profissionais cujo trabalho se desenvolve dentro das empresas. Há muito o que aprender antes de assumir uma posição referência na área de atuação, ou seja, ser um paradigma da liderança técnica no local de trabalho”, explica José Ignácio Ambiel, Gerente de Consultoria da Carreira Muller.

Apesar disso, colaboradores mais jovens têm preferido empresas que utilizam outras métricas para promoção que não consideram, necessariamente, a idade do profissional e o tempo no cargo.

Geralmente, os parâmetros de promoção visados pela nova geração envolvem o nível de engajamento com a missão da empresa, habilidade de liderança, conhecimento do produto, visão estratégica etc. Por causa disso, essas preferências podem até apontar para uma tendência de flexibilização dos métodos de avaliação e promoção, mas ainda há ressalvas.

A facilidade na busca de informações e a evolução tecnológica propiciam ao jovem um amadurecimento técnico muito rápido e eficiente, todavia, ainda é preciso reforçar que há outras questões intrínsecas à senioridade.

“Em outras palavras, ao tornar-se um sênior, o profissional carrega consigo o estigma do ‘exemplo’ e da ‘referência’ para a equipe. A partir disso, é necessário também ser hábil com pessoas – e esse é outro imenso desafio, que, ainda assim, envolve a maturidade dos jovens sêniores”, comenta Ignácio.

O conhecimento pode ser disseminado com muita facilidade, mas a habilidade nas relações interpessoais é uma tarefa moldada pela vivência profissional, que é desencadeada pelo tempo na carreira, estabelecida pelas conexões de respeito e empatia, pelo próprio crescimento e, principalmente, pelo desenvolvimento das pessoas ao nosso redor. Sozinhos não chegamos a lugar algum.

Portanto, a senioridade não se resume a um conjunto de fatores específicos, ou de observação e constatação profissional, mas sim de muitas variáveis a serem consideradas visando o fortalecimento da gestão organizacional e, em especial, o pleno desenvolvimento dos colaboradores num mundo cada vez mais veloz – e a maturidade caminha lado a lado com isso.

“Tudo em nossa volta exige um tempo para se tornar ‘grande’. Desde a fruta, que leva algum tempo para amadurecer, até as pessoas, que precisam de tempo também para se fortalecerem e se tornarem ainda melhores”, finaliza.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee