EVP: como você entrega valor para seu funcionário?

“O que faz um colaborador escolher todos os dias a sua empresa e não o seu concorrente?”. Se você ainda não pensou sobre o assunto, essa é a oportunidade. Vamos falar sobre EVP, termo que está cada vez mais em alta no mundo corporativo — inclusive, fez parte das discussões do CompDay 2023, o Fórum de Remuneração realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro. 

É disciplina obrigatória em mercados que vivem em constante evolução, com competição acirrada por talentos qualificados e no atual cenário em que as novas gerações têm expectativas diferentes em relação ao trabalho: valorizam questões como propósito, desenvolvimento profissional, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e diversidade.

O que é EVP?

EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que em português significa Proposta de Valor ao Colaborador. É tudo o que a empresa oferece para seu funcionário de maneira intangível, ou seja, que vai além da Remuneração Total. Pode incluir diversos elementos, como:

  • Cultura organizacional;
  • Ambiente de trabalho;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Flexibilidade de horários;
  • Trabalho remoto e/ou híbrido;
  • Licença parental;
  • Crescimento na carreira;
  • Responsabilidade social;
  • Práticas de sustentabilidade;
  • Desafios e projetos interessantes, entre outros.

Em outras palavras, EVP é o que a empresa consegue oferecer ao colaborador para que ele enxergue valor em trabalhar ali. Mas, como definir o EVP? E o que fazer com essa informação?

Como comunicar o EVP aos profissionais da empresa

No 60º episódio do ConsultAqui, o programa “sem remunerês” da Carreira Muller, o Coordenador de Remuneração Filipe Ferretti fez uma provocação interessante:

“Quando perguntamos para uma pessoa quanto ela ganha na empresa, a resposta é sempre o salário. Ela não diz que recebe x reais, mas pode ter duas horas de almoço e trabalhar de casa alguns dias na semana. Então, como transmitir o valor agregado desse pacote ao colaborador?”

Felipe Cruz, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller, diz que esse realmente é um grande desafio. “Se os colaboradores já têm dificuldade em entender o tangível, que são os benefícios, os ICPs (Incentivos de Curto Prazo), os ILPs (Incentivos de Longo Prazo), entre outras estratégias, imagine o intangível?”

Por isso é importante incluir o EVP em um plano de comunicação considerando o tipo de conteúdo, os canais, os formatos e as ações que vão destacar a marca empregadora. No entanto, quando o propósito é claro e a proposta de valor bem sólida, a comunicação se torna mais natural. 

O EVP tem a ver com aquilo que o colaborador sente: se as oportunidades são as mesmas independentemente de raça, gênero, religião; se todos são tratados de forma justa e idônea, com os mesmos direitos e deveres; se há um propósito maior e oportunidade de crescimento. O profissional precisa se sentir pertencente, estar em um ambiente agradável, acordar sem a sensação de que é um fardo trabalhar ali.

Quando a empresa atinge esse patamar — o que é não é fácil —, ela tem em mãos algo de ainda mais valor que o salário. 

Remuneração Total x EVP

Atualmente as pessoas buscam experiências únicas. Por mais que salários e benefícios sejam atrativos em um primeiro momento — e necessários, sem sombra de dúvidas! —, as promessas de valor ao colaborador são o que vão fazer a diferença no dia a dia do trabalho. Elas são a resposta para a primeira pergunta deste conteúdo: “o que faz um colaborador escolher todos os dias a sua empresa e não o seu concorrente?”.

“A gente sempre fala de Remuneração Total, boas estratégias, Plano de Cargos e Salários, mas isso faz parte da base. Vai chegar o momento em que as empresas terão uma política de Remuneração e tecnologias muito parecidas. O diferencial serão as pessoas. E o que a empresa vai fazer para que essas pessoas gostem de trabalhar ali e fazer parte do seu ambiente de trabalho? O que você vai oferecer de valor é o ponto chave”, diz Felipe Cruz.

É comum gestores relatarem a dificuldade em medir questões intangíveis com indicadores. Nesse caso, o maior resultado está no engajamento e, consequentemente, na produtividade. Profissionais conectados ao propósito da empresa são mais felizes e se engajam mais no ambiente de trabalho. De maneira inconsciente, passam a se dedicar a novos projetos e desafios sem que a empresa precise exigir. 

Quando há melhora na qualidade de vida, há melhora na entrega e mais retorno às empresas.

Mas, como saber o que é valor para o colaborador?

O significado de EVP passa por tudo o que os colaboradores entenderem como um diferencial na sua vida pessoal e profissional. As pesquisas de clima são ferramentas que podem dar uma ideia abrangente de como está a satisfação dos funcionários na empresa. 

Muitas vezes é preciso abrir mão de outras estratégias para uma conclusão mais detalhada, como buscar feedbacks e conversas com as lideranças. O que importa mesmo é estar de olho no EVP: há estratégias simples, que não exigem investimento e que podem causar grande impacto na produtividade da equipe. Muitas vezes, falta apenas um ajuste na cultura organizacional. Fica a dica.

Se você precisa de ajuda quando o assunto é Remuneração, seja tangível ou intangível, a Carreira Muller tem um time especialista — e pronto para ajudar. Fale conosco! Também queremos convidar você a ler outros dois conteúdos relacionados à EVP: salário emocional — estratégia ou piada? e wellbeing: 4 conceitos para criar um ambiente melhor para se trabalhar.

Você também pode contar com uma equipe especialista em ILP para te ajudar na estratégia de valor da sua empresa. Conheça a Pris!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee