“O que faz um colaborador escolher todos os dias a sua empresa e não o seu concorrente?”. Se você ainda não pensou sobre o assunto, essa é a oportunidade. Vamos falar sobre EVP, termo que está cada vez mais em alta no mundo corporativo — inclusive, fez parte das discussões do CompDay 2023, o Fórum de Remuneração realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro.
É disciplina obrigatória em mercados que vivem em constante evolução, com competição acirrada por talentos qualificados e no atual cenário em que as novas gerações têm expectativas diferentes em relação ao trabalho: valorizam questões como propósito, desenvolvimento profissional, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e diversidade.
O que é EVP?
EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que em português significa Proposta de Valor ao Colaborador. É tudo o que a empresa oferece para seu funcionário de maneira intangível, ou seja, que vai além da Remuneração Total. Pode incluir diversos elementos, como:
- Cultura organizacional;
- Ambiente de trabalho;
- Desenvolvimento profissional;
- Flexibilidade de horários;
- Trabalho remoto e/ou híbrido;
- Licença parental;
- Crescimento na carreira;
- Responsabilidade social;
- Práticas de sustentabilidade;
- Desafios e projetos interessantes, entre outros.
Em outras palavras, EVP é o que a empresa consegue oferecer ao colaborador para que ele enxergue valor em trabalhar ali. Mas, como definir o EVP? E o que fazer com essa informação?
Como comunicar o EVP aos profissionais da empresa
No 60º episódio do ConsultAqui, o programa “sem remunerês” da Carreira Muller, o Coordenador de Remuneração Filipe Ferretti fez uma provocação interessante:
“Quando perguntamos para uma pessoa quanto ela ganha na empresa, a resposta é sempre o salário. Ela não diz que recebe x reais, mas pode ter duas horas de almoço e trabalhar de casa alguns dias na semana. Então, como transmitir o valor agregado desse pacote ao colaborador?”
Felipe Cruz, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller, diz que esse realmente é um grande desafio. “Se os colaboradores já têm dificuldade em entender o tangível, que são os benefícios, os ICPs (Incentivos de Curto Prazo), os ILPs (Incentivos de Longo Prazo), entre outras estratégias, imagine o intangível?”
Por isso é importante incluir o EVP em um plano de comunicação considerando o tipo de conteúdo, os canais, os formatos e as ações que vão destacar a marca empregadora. No entanto, quando o propósito é claro e a proposta de valor bem sólida, a comunicação se torna mais natural.
O EVP tem a ver com aquilo que o colaborador sente: se as oportunidades são as mesmas independentemente de raça, gênero, religião; se todos são tratados de forma justa e idônea, com os mesmos direitos e deveres; se há um propósito maior e oportunidade de crescimento. O profissional precisa se sentir pertencente, estar em um ambiente agradável, acordar sem a sensação de que é um fardo trabalhar ali.
Quando a empresa atinge esse patamar — o que é não é fácil —, ela tem em mãos algo de ainda mais valor que o salário.
Remuneração Total x EVP
Atualmente as pessoas buscam experiências únicas. Por mais que salários e benefícios sejam atrativos em um primeiro momento — e necessários, sem sombra de dúvidas! —, as promessas de valor ao colaborador são o que vão fazer a diferença no dia a dia do trabalho. Elas são a resposta para a primeira pergunta deste conteúdo: “o que faz um colaborador escolher todos os dias a sua empresa e não o seu concorrente?”.
“A gente sempre fala de Remuneração Total, boas estratégias, Plano de Cargos e Salários, mas isso faz parte da base. Vai chegar o momento em que as empresas terão uma política de Remuneração e tecnologias muito parecidas. O diferencial serão as pessoas. E o que a empresa vai fazer para que essas pessoas gostem de trabalhar ali e fazer parte do seu ambiente de trabalho? O que você vai oferecer de valor é o ponto chave”, diz Felipe Cruz.
É comum gestores relatarem a dificuldade em medir questões intangíveis com indicadores. Nesse caso, o maior resultado está no engajamento e, consequentemente, na produtividade. Profissionais conectados ao propósito da empresa são mais felizes e se engajam mais no ambiente de trabalho. De maneira inconsciente, passam a se dedicar a novos projetos e desafios sem que a empresa precise exigir.
Quando há melhora na qualidade de vida, há melhora na entrega e mais retorno às empresas.
Mas, como saber o que é valor para o colaborador?
O significado de EVP passa por tudo o que os colaboradores entenderem como um diferencial na sua vida pessoal e profissional. As pesquisas de clima são ferramentas que podem dar uma ideia abrangente de como está a satisfação dos funcionários na empresa.
Muitas vezes é preciso abrir mão de outras estratégias para uma conclusão mais detalhada, como buscar feedbacks e conversas com as lideranças. O que importa mesmo é estar de olho no EVP: há estratégias simples, que não exigem investimento e que podem causar grande impacto na produtividade da equipe. Muitas vezes, falta apenas um ajuste na cultura organizacional. Fica a dica.
Se você precisa de ajuda quando o assunto é Remuneração, seja tangível ou intangível, a Carreira Muller tem um time especialista — e pronto para ajudar. Fale conosco! Também queremos convidar você a ler outros dois conteúdos relacionados à EVP: salário emocional — estratégia ou piada? e wellbeing: 4 conceitos para criar um ambiente melhor para se trabalhar.
Você também pode contar com uma equipe especialista em ILP para te ajudar na estratégia de valor da sua empresa. Conheça a Pris!