ILP: o que é e quem pode usar

Falar de ILP sem “remunerês” é um grande desafio, mas Felipe Cruz, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller, aceitou essa missão. 

E se saiu muito bem: de maneira bastante simples e didática, ele explica os tipos de programa, quais são os mais aplicáveis para cada empresa e responde às principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que significa ILP?

Antes de mais nada, ILP é a sigla para Incentivos de Longo Prazo. Diferentemente dos Incentivos de Curto Prazo (ICP), cujos programas são pagos em até um ano, os Incentivos de Longo Prazo representam os pagamentos posteriores a esse período. Vai desde um bônus a longo prazo ofertado a um executivo até um programa atrelado a ações – esta última, inclusive, é a prática mais comum de mercado.

Os Incentivos de Longo Prazo funcionam muito bem para que haja alinhamento entre acionistas e colaboradores na tomada de decisão. Afinal, como garantir que os executivos da empresa tomem decisões voltadas para o melhor andamento da empresa?

A resposta está no ILP: fazendo com que os colaboradores também sejam acionistas e, parcialmente, “donos da empresa”. Essa é uma das grandes vantagens do ILP. E é como diz Felipe Cruz: “não há melhor maneira para que o funcionário se sinta dono como de fato fazer com que ele seja parcialmente dono do negócio.”

Esse sentimento grande de pertencimento vai impactar nas melhores decisões para o bem-estar e futuro da empresa no médio e longo prazo.

Além disso, o ILP é uma prática muito voltada para retenção de talentos e competitividade do mercado. No Brasil a maioria das empresas ainda não trabalha com ILP, mas como essa é uma prática muito comum em organizações norte-americanas e europeias, a tendência é esse tipo de programa também se consolidar por aqui.

Toda empresa pode implementar um programa de ILP?

Essa é uma dúvida muito comum – e Felipe vai direto ao ponto: qualquer empresa pode ter um programa de ILP. Não precisa ser de capital aberto, nem ter ação em bolsa de valores. Ou seja, empresas de capital fechado também podem ter programas de ILP.

ILP: o que é e quem pode

Então, ainda que haja restrição a algumas modalidades, recomendamos o ILP às empresas de capital fechado. É importante que a companhia entenda como se vê daqui a alguns anos e qual é seu interesse com o programa, mas essa é uma forma de garantir competitividade frente às demais organizações, principalmente multinacionais e de capital aberto.

Quais são os tipos de ILP?

O ILP é um plano, como se fosse um guarda-chuva. Abaixo dele, existem vários programas:

  • Plano de Ações Restritas: recebimento de ações atrelado a condições;
  • Stock Options: recebimento de opções de compra de ações;
  • Plano de Ações baseado em performance: performance shares;
  • Bônus de Permanência ou Retenção: planos atrelados somente a condições de vesting;
  • Ações Fantasmas: planos liquidados em dinheiro; 
  • Opções Fantasmas: planos de opções liquidadas em dinheiro. 

Vale lembrar que, no passado, viam o ILP apenas como Stock Options, que é a opção de comprar as ações ofertadas pela companhia. Atualmente, esse cenário mudou e o tipo de ILP mais praticado é o Plano de Ações Restritas. 

ILP: o que é e quem pode usar

 

Como você pode ver na imagem acima, o nosso estudo de ILP de 2021 indica que 34,57% das empresas optam pelo Plano de Ações Restritas. Mas isso não significa que a empresa precise optar por apenas um tipo de programa. 

Pelo contrário: é muito comum que as organizações possuam mais de um programa dentro de um plano de ILP.

Isso acontece porque cada um deles tem uma funcionalidade e um objetivo principal. Para retenção de talentos, por exemplo, um plano que funciona muito bem é o Plano de Ações Restritas. A empresa oferta as ações, porém restritas a certo critério, que usualmente é o tempo (um colaborador que permanece na companhia e faz parte do programa em ‘x’ anos recebe pequenos lotes de ações).

Já o Stock Options funciona muito bem quando a empresa tem a perspectiva de ter alta valorização no futuro – e, quem sabe, deixar seus colaboradores milionários! Felipe traz um exemplo:

“Vamos supor que eu esteja abrindo um negócio hoje e não tenho como remunerar o meu profissional de acordo com o mercado. Então eu posso oferecer para ele, por exemplo, alguns planos de ação. Entre eles, ações que estarão valorizadas quando o negócio for vendido e/ou eu abrir capital.”

Empresas mais maduras também podem oferecer o Stock Options, mas a volatilidade das ações dessas organizações e, consequentemente, o potencial de ganho, são menores. Por isso é muito comum empresas maduras trabalharem com Stock Options e Plano de Ações Restritas. Os programas se complementam e fazem com que a empresa atinja seu objetivo principal.

Falando dos outros tipos de ILP, os Bônus de Permanência ou Retenção também são muito usados para garantir a permanência de talentos. As Ações ou Opções Fantasmas são mais usuais em empresas de capital fechado, porque o mercado pode estipular um valuation para definir ou compartilhar ações com os colaboradores que fizerem mais sentido para a empresa.

Por último, temos o Plano de Compra de Ações com Desconto, bastante usual em empresas estrangeiras. A organização oferece a compra de ações, geralmente com um plano de matching. Ou seja, exige uma contrapartida.

Todos os níveis podem participar de um programa de ILP?

Bom, essa é uma decisão estratégica do negócio. O programa de ILP costuma ser ofertado aos profissionais que têm um fator decisivo no preço da ação e nos resultados da empresa. Ou seja, os executivos. É por isso que os níveis operacional e administrativo  geralmente não são contemplados. Mas, isso não é uma regra. Há empresas que abrem o programa de ILP para toda a estrutura, incluindo até cargos operacionais.

O entendimento do programa é outro fator importante. Vamos explicar melhor. 

Como o ILP é o programa com maior risco dentro da Remuneração, o profissional pode ganhar muito ou pode não ganhar nada. Então, como explicar isso para o público-base, que tende a enxergar tudo que é ofertado como algo já garantido, que geralmente nunca operou na Bolsa de Valores e não entende desses mecanismos?

Essa dificuldade de partilhar e comunicar esse tipo de plano é um desafio, o que leva algumas empresas a evitar abrir o ILP para todos os tipos de níveis. Nesse caso, optam por outros tipos de remuneração variável.

ILP: importância de olhar para o mercado

Ficou com alguma dúvida? Coloque aqui embaixo nos comentários. Também convidamos você a assistir ao podcast com a Katia Maia e a Amanda Cavalcanti, que contaram no Quinto Dia Útil como a Klabin expandiu seu programa de ações para 100% do seu quadro (cerca de 17 mil colaboradores em todo o mundo). Clique aqui para assistir!

Olhar para o mercado é fundamental para adotar a melhor estratégia. Temos um estudo completo sobre Incentivos de Longo Prazo, que está  disponível em nossa plataforma. Para acessar, fale com nosso time comercial.

Conheça também a Pris, que atua há mais de uma década com Incentivos de Longo Prazo. Por isso, se tornou referência nacional em temas como gestão, contabilização e desenho de plano de ILP.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee