Bônus de retenção, hiring bônus e lump sum: desvende estratégias de bonificação

Nem só de salário fixo vive a remuneração. Tão importante quanto acompanhar o mercado em termos salariais, é compreender os pacotes de benefícios e bonificação que podem compor uma estratégia de remuneração. Com um leque de possibilidades em mãos, fica mais fácil gerenciar o melhor planejamento para cada situação. 

No conteúdo de hoje, vamos apresentar três tipos de bonificação não tão difundidas e que podem ser boas alternativas nas próximas abordagens de seleção ou retenção de colaboradores: bônus de retenção, hiring bônus e lump sum

Para melhor explicar as definições, vamos contar com a ajuda do personagem Pedro, um executivo que tem um cargo com alta responsabilidade e recebeu, no último mês, uma proposta de emprego. Tanto a empresa em que atua quanto a concorrente se posicionaram com contrapropostas e, agora, Pedro precisa tomar uma decisão. Acompanhe essa história!

O que é bônus de retenção?

Pedro trabalha em uma empresa de tecnologia. Ele é o responsável pelo planejamento de compra de novas ferramentas e pelo lançamento de novos recursos. Ou seja, possui atribuições essenciais para o desenvolvimento anual do negócio. 

Sem sua contribuição, todo o plano precisaria ser revisto e até mesmo interrompido por algum tempo. E, obviamente, essa pausa pode trazer impactos negativos nos resultados financeiros, já que a concorrência também está trabalhando em um lançamento de produto.

Como os gestores de RH e Remuneração já enfrentaram problemas para reter seus colaboradores, decidiram antes mesmo do início desse projeto conversar com Pedro e oferecer um bônus de retenção.

Esse bônus nada mais é que um montante pago para que Pedro se comprometa a ficar na empresa até o final do projeto em questão. Essa bonificação, apesar de paga em holerite, é vinculada a um contrato. Assim, caso Pedro decida sair da empresa antes da entrega final, se verá obrigado a devolver o valor à empresa. 

O bônus retenção funciona como espécie de “garantia” para algumas empresas. Pode ser pago de forma única ou ser dividido em algumas parcelas durante o desenrolar do projeto. Ele também pode servir como contraproposta quando o funcionário possui um cargo de difícil substituição e recebe uma oferta de outra empresa. 

No caso de Pedro, esse bônus foi ofertado logo no início do projeto. O que aconteceu é que agora uma outra empresa fez uma proposta interessante se valendo de um hiring bônus.

O que é hiring bônus? 

Como essa empresa procurou Pedro para suprir uma posição superior à sua, Pedro decidiu escutar a proposta. Colocou na mesa todos os benefícios que perderia se deixasse seu emprego atual: o bônus de retenção, a previdência privada e outras bonificações que, somadas, formam uma quantia bastante significativa para o seu estilo de vida.

No entanto, como a empresa quer contar com ele já no próximo mês, ofereceu então um hiring bônus: um adiantamento que cobre todo o valor do qual ele precisará abrir mão. Isso significa que, além de oferecer um cargo mais alto, a empresa incluiu um bônus pontual em contrapartida ao valor que Pedro deixará de receber por estar se demitindo em meio a um projeto. Só que as surpresas não pararam por aqui. 

O que é lump sum?

Com a oferta da concorrente, Pedro decidiu conversar sobre suas possibilidades com os gestores de RH e Remuneração da sua empresa atual. Eles não estavam dispostos a perder mais um talento para o mercado, mas não possuíam uma vaga disponível que se equiparasse ao cargo ofertado. Então, lançaram mão de um lump sum. 

Traduzido como “montante fixo”, na prática é um valor que deveria ser pago como salário, mas que a empresa agrupa e paga de uma única vez.

No caso do Pedro, ele está elegível a uma promoção, mas não há uma vaga disponível para encaixá-lo. Então, o valor de uma promoção é calculado pelo período de um ano e pago sem que haja mudanças na estrutura dos cargos. Com isso, os gestores esperam que Pedro permaneça na empresa e, quem sabe no próximo ano, seja elevado a uma posição superior.

E você, se você estivesse no lugar de Pedro, o que faria? E se estivesse na posição dos gestores de RH e Remuneração, usaria a mesma estratégia? Coloque aqui embaixo nos comentários, queremos ouvir sua opinião!

Se você quiser saber se essas são práticas comuns nas empresas, fazemos dois convites: assista ao 8º episódio do ConsultaAqui e/ou acesse nosso estudo de Políticas e Práticas de Remuneração!

4 respostas

  1. Olá, Vinícius! O Lump Sum é diferente do Bônus de retenção, onde o colaborador teria de cumprir com alguma cláusula nesse sentido. Ele vem para substituir um aumento salarial que a pessoa teria. Se ela recebesse esse aumento, não precisaria se comprometer com um período mínimo de permanência na empresa, certo? Nosso entendimento é de que o mesmo vale para o Lump Sum, é um reconhecimento ao colaborador no lugar do aumento que ele teria se houvesse condições para isso. Não tem o intuito de “prender” o talento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee