Bônus de retenção, hiring bônus e lump sum: desvende estratégias de bonificação

Nem só de salário fixo vive a remuneração. Tão importante quanto acompanhar o mercado em termos salariais, é compreender os pacotes de benefícios e bonificação que podem compor uma estratégia de remuneração. Com um leque de possibilidades em mãos, fica mais fácil gerenciar o melhor planejamento para cada situação. 

No conteúdo de hoje, vamos apresentar três tipos de bonificação não tão difundidas e que podem ser boas alternativas nas próximas abordagens de seleção ou retenção de colaboradores: bônus de retenção, hiring bônus e lump sum

Para melhor explicar as definições, vamos contar com a ajuda do personagem Pedro, um executivo que tem um cargo com alta responsabilidade e recebeu, no último mês, uma proposta de emprego. Tanto a empresa em que atua quanto a concorrente se posicionaram com contrapropostas e, agora, Pedro precisa tomar uma decisão. Acompanhe essa história!

O que é bônus de retenção?

Pedro trabalha em uma empresa de tecnologia. Ele é o responsável pelo planejamento de compra de novas ferramentas e pelo lançamento de novos recursos. Ou seja, possui atribuições essenciais para o desenvolvimento anual do negócio. 

Sem sua contribuição, todo o plano precisaria ser revisto e até mesmo interrompido por algum tempo. E, obviamente, essa pausa pode trazer impactos negativos nos resultados financeiros, já que a concorrência também está trabalhando em um lançamento de produto.

Como os gestores de RH e Remuneração já enfrentaram problemas para reter seus colaboradores, decidiram antes mesmo do início desse projeto conversar com Pedro e oferecer um bônus de retenção.

Esse bônus nada mais é que um montante pago para que Pedro se comprometa a ficar na empresa até o final do projeto em questão. Essa bonificação, apesar de paga em holerite, é vinculada a um contrato. Assim, caso Pedro decida sair da empresa antes da entrega final, se verá obrigado a devolver o valor à empresa. 

O bônus retenção funciona como espécie de “garantia” para algumas empresas. Pode ser pago de forma única ou ser dividido em algumas parcelas durante o desenrolar do projeto. Ele também pode servir como contraproposta quando o funcionário possui um cargo de difícil substituição e recebe uma oferta de outra empresa. 

No caso de Pedro, esse bônus foi ofertado logo no início do projeto. O que aconteceu é que agora uma outra empresa fez uma proposta interessante se valendo de um hiring bônus.

O que é hiring bônus? 

Como essa empresa procurou Pedro para suprir uma posição superior à sua, Pedro decidiu escutar a proposta. Colocou na mesa todos os benefícios que perderia se deixasse seu emprego atual: o bônus de retenção, a previdência privada e outras bonificações que, somadas, formam uma quantia bastante significativa para o seu estilo de vida.

No entanto, como a empresa quer contar com ele já no próximo mês, ofereceu então um hiring bônus: um adiantamento que cobre todo o valor do qual ele precisará abrir mão. Isso significa que, além de oferecer um cargo mais alto, a empresa incluiu um bônus pontual em contrapartida ao valor que Pedro deixará de receber por estar se demitindo em meio a um projeto. Só que as surpresas não pararam por aqui. 

O que é lump sum?

Com a oferta da concorrente, Pedro decidiu conversar sobre suas possibilidades com os gestores de RH e Remuneração da sua empresa atual. Eles não estavam dispostos a perder mais um talento para o mercado, mas não possuíam uma vaga disponível que se equiparasse ao cargo ofertado. Então, lançaram mão de um lump sum. 

Traduzido como “montante fixo”, na prática é um valor que deveria ser pago como salário, mas que a empresa agrupa e paga de uma única vez.

No caso do Pedro, ele está elegível a uma promoção, mas não há uma vaga disponível para encaixá-lo. Então, o valor de uma promoção é calculado pelo período de um ano e pago sem que haja mudanças na estrutura dos cargos. Com isso, os gestores esperam que Pedro permaneça na empresa e, quem sabe no próximo ano, seja elevado a uma posição superior.

E você, se você estivesse no lugar de Pedro, o que faria? E se estivesse na posição dos gestores de RH e Remuneração, usaria a mesma estratégia? Coloque aqui embaixo nos comentários, queremos ouvir sua opinião!

Se você quiser saber se essas são práticas comuns nas empresas, fazemos dois convites: assista ao 8º episódio do ConsultaAqui e/ou acesse nosso estudo de Políticas e Práticas de Remuneração!

4 respostas

  1. Olá, Vinícius! O Lump Sum é diferente do Bônus de retenção, onde o colaborador teria de cumprir com alguma cláusula nesse sentido. Ele vem para substituir um aumento salarial que a pessoa teria. Se ela recebesse esse aumento, não precisaria se comprometer com um período mínimo de permanência na empresa, certo? Nosso entendimento é de que o mesmo vale para o Lump Sum, é um reconhecimento ao colaborador no lugar do aumento que ele teria se houvesse condições para isso. Não tem o intuito de “prender” o talento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee