O dilema do trabalho: nomadismo digital versus presencial forçado

Nos últimos anos, vimos crescer um estilo de vida que permite às pessoas trabalharem remotamente enquanto exploram o mundo: o nomadismo digital. O movimento ganhou ainda mais força depois da pandemia da Covid-19, que forçou muitas empresas a adotarem o trabalho remoto como medida de segurança.

No entanto, mesmo com a popularização do nomadismo digital, estamos observando um retorno gradual ao trabalho presencial em muitos setores. Inclusive, uma pesquisa da Carreira Muller mostra essa mudança de panorama: 

Em 2022, 80% das empresas mantinham o regime de trabalho remoto. Já em 2023, apenas 10% das empresas continuavam com o trabalho na modalidade 100% remoto. A grande maioria optou pelo modelo totalmente presencial (28%) ou híbrido (39%), com mais dias no presencial que no remoto.

Por isso, entendemos que este é um bom momento para trazer uma reflexão, abordando os prós e contras de cada abordagem. 

Nomadismo digital: liberdade e flexibilidade

O nomadismo digital oferece uma liberdade sem precedentes, possibilita conhecer diversas culturas e tem como uma de suas principais vantagens a flexibilidade (no 86º episódio do Quinto Dia Útil a Natália Franco contou sua história como nômade CLT). As pessoas conseguem organizar seu tempo de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais, e a capacidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo traz sensação de empoderamento e autonomia.

Mas, como tudo na vida, há também muitos desafios. Entre eles:

  • Incapacidade de se desligar do trabalho;
  • Incerteza;
  • Solidão;
  • Potenciais dificuldades financeiras;
  • Cooperação e comunicação;
  • Estar motivado;
  • Poupar para a aposentadoria.

Ainda assim, atualmente quase 10,2 milhões de pessoas se consideram nômades digitais – e esse número só tende a aumentar. A informação é deste estudo, que traz estatísticas exclusivas sobre as pessoas que viajam e exploram enquanto trabalham.

Em geral, metade das pessoas (54%) planejam continuar com o estilo de vida nômade pelo menos nos próximos dois anos. E como essas pessoas se sustentam? Os nômades digitais são pessoas que trabalham como freelancer em várias empresas, têm seu próprio negócio ou trabalham como funcionários regulares para apenas uma empresa.

O estudo mostra que o número de nômades digitais com empregos regulares cresceu de 6,3 milhões em 2020 para 10,2 milhões em 2021. Era o período crítico da pandemia da Covid-19. Só que, agora, o movimento de trabalho presencial forçado certamente vai impactar nesses números.

Trabalho presencial forçado: retorno à normalidade?

Cada vez mais empresas estão voltando ao trabalho presencial, incluindo big techs como Google, Salesforce e Amazon. Outras incluíram em suas políticas critérios que atrelam a progressão de carreira ao trabalho presencial, como é o caso da Dell.

Para alguns, isso até representa um retorno à normalidade e à rotina familiar do escritório. No entanto, é visto por outros como uma perda de liberdade e da flexibilidade. Então o que existe é uma “batalha”: empresas querendo o retorno ao trabalho presencial versus profissionais que se recusam a abrir mão do trabalho remoto

Uma pesquisa da PwC mostra que quase 70% dos profissionais preferem trabalhar em home office ou híbrido, o que nos leva a algumas reflexões.

Reflexões sobre o nomadismo digital x trabalho presencial forçado

1ª) Avaliar os prós e contras de cada modalidade de trabalho é o primeiro passo para tomar decisões informadas. Ainda que seja desafiador para os gestores fazer controle de jornada, avaliar as entregas, melhorar engajamento e comunicação, o trabalho remoto pode funcionar efetivamente. Para isso, é necessário investir em mudanças de mentalidade, ferramentas de gestão e treinamento.

2ª) O trabalho remoto, que possibilita o nomadismo digital, está se tornando um diferencial competitivo no mercado, com empresas oferecendo regras mais flexíveis para atrair profissionais qualificados. Se a empresa optar por manter o trabalho presencial, será necessário oferecer contrapartidas competitivas. Além de remuneração mais atrativa, o salário emocional pode ser uma estratégia eficaz. 

3ª) Avaliar a remuneração competitiva em relação ao mercado é essencial para garantir a atração e retenção de talentos em um cenário de transição — seja para o trabalho remoto, híbrido ou presencial.

Não tem jeito: é preciso adaptação e estratégia por parte das empresas para se manterem competitivas em um cenário em constante evolução. E nós, da Carreira Muller, estamos acompanhando o cenário. Aqui você consegue obter mais informações sobre o assunto.

Além disso, temos um estudo sobre o trabalho remoto, apurado com mais de 600 empresas, que traz detalhes das modalidades praticadas pelas empresas. Acesse aqui para solicitar acesso ao material!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee