Telepressão pode resultar em baixa produtividade

A pressa em responder um e-mail ou mensagem de trabalho pode ser considerada comum nos dias de hoje. Os aparelhos móveis fazem com que as pessoas fiquem sempre conectadas, sempre disponíveis ao recebimento de novas demandas. Recentemente, professoras do departamento de psicologia da Universidade do Norte de Illinois, nos Estados Unidos, cunharam o termo “telepressão” para designar esse comportamento que, de acordo com elas está associado à baixa produtividade e pode provocar problemas de saúde como burnout.

A telepressão é resultado do uso indiscriminado de diversas tecnologias de comunicação no mundo corporativo e da cultura que se criou para que todos estejam disponíveis o tempo todo.

A telepressão, no entanto, além de criar pressão para que as mensagens sejam respondidas imediatamente, também é caracterizada por outro fator: trabalhar fora do horário de expediente.

Os smartphones, celulares, tablets e notebooks proporcionaram a mobilidade no trabalho e, também, as consequências ruins dessa prática.

Segundo as autoras do estudo, Larissa Barber e Alecia Santuzzi, a pressão para responder as mensagens de trabalho instantaneamente, inclusive fora do horário de expediente pode resultar em falta de produtividade. De acordo com elas, esse tipo de conexão contínua não permite às pessoas ter tempo suficiente para se recuperar do trabalho entre um dia e outro.

Por esse motivo, a telepressão não é benéfica nem para a empresa e nem para o colaborador.

O RH, como setor estratégico para o negócio e também voltado ao bem-estar do funcionário pode interferir caso perceba essa cultura dentro da organização.

“O RH deve ficar muito atento e orientar todos os envolvidos sobre como usar bem os meios de comunicação. Deve-se inserir na cultura organizacional o respeito ao tempo de trabalho e ao tempo livre, pois não há garantias de produtividade quando esses momentos se fundem. Normalmente, há um serviço e um lazer de baixa qualidade”, explica o diretor-presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Existem alguns sinais que devem ser observados para identificar a telepressão. Um exemplo simples é ficar atento ao horário em que um e-mail foi enviado e se isso aconteceu num domingo, por exemplo. Mas é importante lembrar que não é possível afirmar que num caso desses o funcionário tenha se sentido pressionado a responder.

Para identificar com mais precisão se há ou não telepressão pode-se utilizar as entrevistas de desligamento e as pesquisas de clima organizacional. O importante é que o administrador de RH esteja atento para que essa pressão por resultados não cause desgastes desnecessários ao colaborador e à empresa.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee