Plano de Cargos e Salários: o segredo para o sucesso

Paula e sua equipe se dedicaram por muitos meses para criar um Plano de Cargos e Salários que fosse igualitário e adequado para a empresa. Definiram funções, requisitos e remunerações de modo a organizar e padronizar os cargos, bem como garantir competitividade salarial em relação ao mercado.

O plano está em prática há alguns meses. No entanto, durante a última pesquisa de clima da empresa, um dos pontos que chamou atenção é justamente o fato de grande parte da equipe não saber que existe um Plano de Cargos e Salários na empresa, nem uma trilha de carreira. Todo o time de Recursos Humanos não entende onde falhou e Paula vai em busca de entender esses porquês. 

Se você quiser saber um pouco mais sobre essa jornada, não deixe de ler o conteúdo!

Por que os colaboradores não sabem que temos um Plano de Cargos e Salários?

Bom, quando esse tipo de situação acontece é normal que a primeira ideia seja fazer mudanças no Plano de Cargos e Salários, rever tabelas ou construir uma trilha matricial. Mas esse não é o melhor caminho (ao menos, não é o primeiro caminho). 

Se a equipe interna não tem percepção de um plano vigente, o que houve é uma grande falha de comunicação. Vamos explicar: você já parou para pensar em quantas vezes decidiu comprar algo novo e teve a percepção de que todo mundo estava usando aquilo que você queria? Isso acontece porque nosso cérebro busca parâmetros a todo momento. 

Então o que estamos querendo dizer é que, se não há uma boa visibilidade do Plano de Cargos e Salários, o colaborador tende a pensar que ele não existe. Afinal, os parâmetros não estão acessíveis, mesmo que o RH esteja trabalhando – e muito! – para organizar toda e qualquer movimentação.

Outro ponto importante: pode ser que não esteja havendo uma conexão ativa com a liderança, já que são eles que estão em contato direto com a equipe e são responsáveis por manter o engajamento dos colaboradores. Os gestores precisam ter conhecimento da totalidade do Plano de Cargos e Salários antes de qualquer pessoa. Devem saber qual é sua importância, como ele funciona e de que forma foi pensado para que assim, possa transmitir aos funcionários. A palavra-chave é, mais uma vez, comunicação.

Por que é importante comunicar o Plano de Cargos e Salários?

O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica – e um dos principais elementos do RH. O seu desenvolvimento é essencial para melhorar a relação com os colaboradores e com a gestão. Quando você comunica isso para todo o time, abre a possibilidade de entenderem as ações tomadas e também participarem de alguma forma. Ajuda a criar um senso de pertencimento.

O poder da comunicação está em sensibilizar, demonstrar o que está sendo feito, transmitir quais são os benefícios que aquela ação pode trazer. Por isso dizemos que a comunicação é a chave para qualquer ação: é uma maneira eficaz de mostrar como aquele projeto pode trazer vantagens para a empresa como um todo.

Então, qual é o primeiro passo?

Para efetivar a comunicação do Plano de Cargos e Salários, a primeira ação está justamente em sensibilizar a liderança. Acreditamos no poder da co-criação e da cooperação. Existe uma grande diferença entre entregar algo pronto e convidar as pessoas a fazerem parte. Essa segunda opção leva a uma identificação e aumenta significativamente a valorização

Se a liderança é convidada a participar do processo de comunicação e o RH distribui bem as atividades, a chance de sucesso é significativamente maior. Todos verão seu esforço refletido na ação. Mas, para trabalhar nesse plano, é essencial abrir mão do medo – seja do sindicato ou da possibilidade de haver um grupo muito grande de colaboradores que queira crescer e se desenvolver. 

A comunicação tem que partir da necessidade de promover uma mensagem objetiva, envolvente, que deixe claro o que cada um precisa para crescer naquele cargo. Isso evitará desconexões, desejos exacerbados ou expectativas irreais por parte dos colaboradores.

Como divulgar o Plano de Cargos e Salários da melhor forma

A sugestão da Carreira Muller é utilizar o método do “Junto e Misturado”. E não é brincadeira. 

Quando falamos em “junto”, estamos nos referindo a envolver a liderança, porque é ela quem está na ponta e saberá identificar a melhor forma de levar a mensagem aos colaboradores. E “misturado” porque é preciso trazer pessoas de fora do RH para pensar conjuntamente no Plano de Cargos e Salários.

Experimente criar um comitê com profissionais do Financeiro, do Comercial/Vendas, do Marketing, do Jurídico, entre outros setores, para que eles contribuam com diferentes visões do negócio que, muitas vezes, podem passar despercebidas ao RH.

Se você quiser conferir outras dicas, a Carreira Muller tem um curso específico para ajudar no momento de comunicar seu plano. Acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee