3 coisas que você precisa saber sobre o Plano de Cargos e Salários

A gestão de pessoas é uma área fundamental para o desenvolvimento do negócio, afinal, é ela quem administra o principal ativo de uma empresa: o capital humano. Os profissionais desse setor são os responsáveis por desenvolver os colaboradores e possibilitar um clima organizacional agradável e benéfico para o desempenho positivo de toda a equipe. Mas, para que isso se construa, são necessários alguns processos e ferramentas. Um deles é o Plano de Cargos e Salários

Esse recurso é quase indispensável em meio à definição dos cargos da empresa, bem como suas características e a remuneração. Se o plano estiver bem estruturado, é possível não só manter o quadro de colaboradores mais organizado, como também oferecer remunerações compatíveis com o mercado e elencar os critérios para o desenvolvimento profissional de cada indivíduo. 

Nesse conteúdo, vamos trazer 3 pontos importantes sobre o Plano de Cargos e Salários e mostrar porque você deve considerá-lo como um grande aliado na gestão. 

Plano de Cargos e Salário: diferenciações e convencimento

1.Plano de Cargos e Salários NÃO é plano de carreira

Eles são elementos completamente diferentes. O plano de carreira é totalmente individual e de responsabilidade do profissional. Não é a empresa que traça os objetivos de cada membro da sua equipe, ainda que ela possa oferecer uma trilha de carreira. Ou seja, se o colaborador tem como propósito ter um cargo executivo, uma boa companhia apresentará a ele os possíveis caminhos que ele precisa trilhar para chegar lá. 

No entanto, podemos dizer que isso representa uns 10% do que é o plano de carreira. Os outros 90% estão relacionados ao comprometimento do profissional com seu próprio desenvolvimento. Em resumo: o plano de carreira é toda a bagagem pessoal que o indivíduo busca para alcançar suas metas de vida. 

Já um Plano de Cargos e Salários é de ordem organizacional. É uma estrutura criada para que a empresa seja mais competitiva no mercado e consiga garantir seus custos equilibrados. Além disso, serve para orientar gestores e colaboradores.

2.Há diferentes metodologias para construir um Plano de Cargos e Salários

As que têm maior evidência atualmente no mercado são a Metodologia por Pontuação e a Classificação pelo Mercado (o Market-Pricing). A primeira, idealizada na década de 40 e que tem como premissa começar um Plano de Cargos e Salários pela descrição de funções, foi bastante utilizada quando o mercado não tinha referências de comparação.

Agora, o mercado é quem dita as regras e acaba influenciando os negócios. Como a Carreira Muller entende que é preciso uma visão “de fora para dentro” para alinhar o que o mercado precisa com o que as pessoas querem, trabalhamos com a Metodologia SalaryMark®. É o formato mais conectado com a realidade e com o mundo volátil que encaramos todos os dias. 

Diferentemente da Metodologia por Pontuação, o SalaryMark® não começa pela descrição de cargos. O primeiro passo é a Arquitetura de Cargos, que gera as trilhas e prepara o terreno para que, depois, seja feita a descrição. O coração desse método está justamente nesta etapa, quando cada cargo possui um código único composto pela área de atuação e conhecimento específico para execução das atividades. Essa codificação depende daquilo que altera a dinâmica no mercado e é designada por meio de pesquisas com gestores de áreas. 

Não há uma coleta de atividades, mas sim um consenso sobre como é a trilha desse profissional, como está o mercado e como esse cargo interage com o negócio. É um design organizacional que permite uma visão tática. Depois, há ainda uma etapa intermediária: a estratégia de Remuneração.

Nesse momento, são utilizadas as pesquisas de remuneração total para construir a estratégia salarial da empresa. Os cargos definidos na arquitetura ganham seus respectivos grades e, só depois, é que vamos para a descrição. 

Quer saber como a Carreira Muller trabalha com o SalaryMark®? Confira o episódio completo da 13ª edição do ConsultAqui!  

3.Como convencer a empresa a contratar um Plano de Cargos e Salários

O primeiro passo é trabalhar com a realidade dos fatos e estar atento ao que acontece no negócio. Essa é a base necessária para argumentar com o corpo diretivo sobre a importância de se contar com esse investimento. Com isso em mente, é preciso mapear o problema que você quer tratar. Ou seja, identificar e apresentar o obstáculo que você está tentando resolver com a contratação de um Plano de Cargos e Salário. Essa análise pode ser feita com base em:

  • Gestão
    Aquilo que efetivamente impacta na rotina de um profissional de Remuneração. Por exemplo, todos os fatores que envolvem uma promoção ou atração (o como, o quando e os valores). Considere essas perguntas: “qual é o impacto no dia a dia dos profissionais de RH e gestores?” “Como um plano pode colaborar com uma previsão de orçamento e méritos ao longo do ano?”
  • Pessoas
    Por identificar o descontentamento da equipe em relação à forma como os cargos e salários são administrados – ou se houver ausência de uma trilha e estruturação. São perguntas pertinentes: “qual é a percepção do colaborador sobre sua remuneração?” “quais critérios são utilizados para pagarmos o que pagamos a cada um?”
  • Negócios
    Aqui é importante considerar tudo aquilo que vai trazer vantagem e diferenciação para o negócio. Por exemplo: “qual o impacto que esse investimento fará na receita do negócio?” “Você sabe quem está estourado na faixa?” “Tem consciência de quanto cada profissional está custando em determinado período de tempo?”

Esses são os três eixos que chamam a atenção dos executivos e ajudam a estruturar uma apresentação para negociação do investimento.

Quer se aprofundar nas diferenças entre Metodologia por Pontuação e Market-Pricing? Acesse mais um conteúdo do nosso blog! Quer aplicar a SalaryMark® na sua empresa? Fale com nossos consultores! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee