4 Insights de como fomentar a visão de dono em sua empresa

Atitude de dono, senso de dono, sentimento de dono, visão de dono. Esses são os “novos” termos para o “antigo” vestir a camisa da empresa — sob uma visão mais positiva: representam os profissionais que se sentem parte da organização, lutam pelo seu crescimento e zelam pelas conquistas.

O colaborador que tem visão de dono não é aquele que trabalha para ganhar o salário no final do mês, tampouco o que faz suas entregas sob demanda. Ele realmente pensa como o dono, tem uma visão abrangente, dá seu máximo e procura se aprimorar para atingir bons resultados. Preocupa-se com o ambiente organizacional, trabalha bem em equipe, tem senso de responsabilidade.

Ufa, não precisa ir muito além para entender porque todo executivo quer que sua equipe tenha visão de dono. Mas a verdade é que poucos têm — e que não é tarefa fácil conseguir isso.

Esse conteúdo traz, então, 4 insights de como fomentar essa visão de dono nos profissionais da sua empresa.

1. Dissemine o “porquê” ao invés do “quê”

A faísca para despertar a visão de dono na equipe está em permitir que os colaboradores entendam justamente o porquê do seu trabalho (e não apenas o que precisa ser feito). E isso independe do nível hierárquico — aliás, as diferenças hierárquicas diminuem na medida em que cada colaborador ganha mais autonomia.

Se o colaborador tem uma visão mais sistêmica da organização e dos objetivos a longo prazo, compreende melhor qual seu papel para atingi-los. Isso desperta o engajamento e abre espaço para soluções mais criativas e eficientes. Manter a transparência é essencial.

Perceba que, quando alguém não entende o motivo de uma iniciativa, geralmente ela critica e poucos perguntam por que. É melhor que todos perguntem por que.

2. Reconheça o valor de cada um

Com o passar do tempo na empresa, é natural que o colaborador perca o entusiasmo e a empolgação dos primeiros dias, sob risco de cair na chamada “zona de conforto”. A empresa e os gestores têm, então, papel fundamental para evitar essa armadilha — e o reconhecimento constante é uma das estratégias.

A visão de dono vem do reconhecimento, seja das entregas, seja do comprometimento com a empresa e negócio como um todo. Não estamos falando de bônus e premiações (ainda que sejam fundamentais), mas de elogios, feedbacks, de um simples “parabéns”, “obrigado” ou “vamos ali tomar um café”.

3. Invista na cultura do intraempreendedorismo

Quando colaboradores são estimulados a expor suas opiniões e entendem que um trabalho proativo pode trazer recompensas (para eles, para o time e para a empresa), eles usam suas habilidades para propor melhorias. 

Passam a observar melhor os riscos e, principalmente, as oportunidades. De certa forma, a empresa está fomentando a inovação, a criação de novos produtos, soluções ou outras iniciativas que tragam resultados para o negócio.

4. Permita que ele seja, de fato, dono da empresa

A Klabin S/A, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anunciou em 29 de novembro de 2021 que iria expandir seu programa de ações para 100% do quadro. Estamos falando de cerca de 17 mil colaboradores em todo o mundo, dos silvicultores aos executivos — esses últimos já faziam parte do programa.

Na 92ª edição do Quinto Dia Útil, podcast da Carreira Muller, Katia Maria e Amanda Cavalcanti, do time de Remuneração da Klabin, contaram como essa notícia foi recebida pela empresa, como se deu o projeto de comunicação (que precisou acontecer em 3 meses), quais foram os resultados até aqui e algumas histórias.

Entre elas, a de uma copeira que falou para um dos executivos da Klabin: “cuida bem da empresa que agora ela é minha também”. Esse é o sentimento de dono aflorando — ou evidenciando, se já existia. Vale muito a pena assistir!

Obviamente nem todas as organizações conseguem incluir planos de opções de compra de ações, mas há outras modalidades de Incentivo de Longo Prazo (ILP) em que o reconhecimento acontece para todos os colaboradores e a recompensa vem com valores fixos ou por percentual. 

Você já viu nosso estudo sobre ILP? É uma boa oportunidade para entender o movimento do mercado. Fale com nossa equipe!

Você também pode contatar a equipe da Pris para uma assessoria completa do seu plano de ILP. Vale a pena conhecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee