O que a sua empresa pode aprender com os Jogos Olímpicos

Domingo à noite, os meus ânimos à flor da pele: entrava em quadra o time feminino de vôlei para representar o Brasil contra a seleção russa. E 3 sets depois, o Brasil era vencedor. Apesar do jogo ter sido acirrado, não foi um dos mais difíceis. Situação bem diferente do que vi ontem no jogo entre a seleção e a China. As mesmas jogadoras, o mesmo técnico, a torcida animada e… perdemos. Foram 3 sets a 2 e o sonho do tricampeonato olímpico escapou pelas mãos, literalmente.

Quando as “meninas” do vôlei começaram a enfrentar aquela dificuldade, me peguei pensando: o que fez o Brasil vencer no último jogo e perder desta vez?

Em uma das minhas muitas divagações enquanto acompanhava o final do último set, fiz uma analogia entre o que assistia em quadra e o que vejo diariamente em minha vida como consultor na Carreira. A rotina de uma companhia não é muito diferente do que vimos ali e muitas lições do esporte podem ser aplicadas ao mundo corporativo.

Pensei no jogo como uma disputa entre duas empresas tentando se superar. Cada uma com sua Estratégia (Planejamento), suas Características (Cultura) e seu Jogo (Produto/Serviço), sendo testados contra um adversário tão qualificado quanto você, buscando atingir o mesmo objetivo.

O juiz, atento a tudo, é o mercado; ele é quem dita as regras e, quando toma uma decisão, não há muita negociação.

Suas ações são rígidas e “atropelam” aqueles que não se adaptam.  As jogadoras são as colaboradoras, que precisam estar atentas, ter foco, trabalhar em equipe e estar motivadas para buscar a vitória com muita garra e união; lembrando que seu elo mais fraco poderá mostrar sua real força.

Dentro de quadra, seguem a capitã, que nada mais é do que a líder, que orienta, motiva e toma decisões rápidas para conduzir a equipe. Suas decisões precisam ser dinâmicas, focadas no resultado e estarem pautadas no alinhamento delas com o técnico, o gestor. Ela decide quem entra e quem sai, baseando-se em suas competências e entendendo quem é mais importante para o desafio que a empresa está enfrentando.

É ela a responsável por mudanças estratégicas que precisam ser realizadas em momentos em que o time começa a ficar em desvantagem e planeja os próximos passos rumo à vitória. Para vencer, precisará do auxílio, colaboração e força de todos, visto que o gestor, por si só, não atingirá a meta prevista. O possível fracasso, apesar de não esperado, poderá acontecer; e não deverá ser de sua inteira responsabilidade, assim como a vitória também não será apenas por seus méritos de gestão.

Essa energia e também a sinergia que vemos nos envolvidos na disputa olímpica precisam inspirar as empresas em todos os momentos, inclusive enquanto o time está “ganhando”.

Assim como o que acontece nas quadras, as organizações devem ser organismos vivos com a capacidade de se reinventarem constantemente.

É claro que sempre baseadas em indicadores e práticas de mercado, mas entendendo que, o que hoje faz sentido, em breve poderá ser descartado. E saber transmitir isso para seu time, alinhando a cultura entre eles, mantendo-os motivados e inspirados. Tanto os atletas quanto os colaboradores precisam ter em mente que, sem trabalho em equipe não se conquista uma vitória.

Quando o esporte é coletivo o grupo faz a diferença, afinal quem quer ir mais rápido vai sozinho, mas quem quer ir mais longe vai junto.

Se assim for, acredito que quando o “apito do mercado” marcar o final da disputa, a empresa estará no lugar mais alto do pódio!

Felipe Cruz

Consultor de Remuneração da Carreira Muller

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee