O job limit não é um vilão, é oportunidade!

Daniel, analista de RH, tem uma tarefa difícil em mãos. Na empresa, dois funcionários em nível júnior têm se destacado bastante no setor de marketing e, por conta do rendimento excepcional e do crescimento dentro do cargo, eles estão aptos a uma promoção. Porém, só há uma vaga de analista em nível pleno na companhia e a missão de Daniel é escolher, juntamente com os gestores, quem será promovido.

Você já passou por uma situação como essa? Sabe como fazer a melhor escolha?

Esse dilema, que acontece com frequência dentro do RH, tem um nome técnico: job limit, ou “limite de vaga”. Pode ser que, em dado momento, você tenha dois, três, quatro profissionais com bom desempenho e que estejam prontos para serem promovidos, mas nem sempre o quadro de vagas da empresa vai acompanhar esse ritmo. Essa é a definição para o job limit.

Administrar essa margem é importante, para se aprender a lidar com a perda de talentos.

Repensando o job limit

Esse assunto precisa ser alinhado dentro do RH, principalmente, porque a limitação de vagas também é algo a ser questionado. Se uma empresa concentra um grande volume de mão de obra talentosa, a estrutura de trilhas de carreiras e os avanços dos steps salariais também devem acompanhar essa predisposição. Em casos como esse, mover todos os colaboradores notáveis para as faixas de alto desempenho não é a solução.

Faixa de alto desempenho é sinônimo de capacidade de avaliação. Definir quem avança e quem fica não pode ser uma escolha ao acaso e não pode depender também de fatores pessoais. Os procedimentos técnicos de uma empresa protegem, não somente a gestão, mas principalmente a equipe.

Pense estrategicamente

Algumas decisões táticas podem ser tomadas pelo RH, para que a situação seja bem conduzida, sem atropelar a estratégia de evolução de carreira e mantendo a saúde do clima organizacional.

A empresa de Daniel precisa promover um dos dois profissionais, isso é fato. Porém, entender que o colaborador que não será promovido também pode ser recompensado além do 100% em sua faixa, pode ajudar na tomada de decisão. Ou seja, uma opção seria administrar o salário do analista júnior de acordo com seu desempenho:

O lump sum é outro recurso possível nessas situações – mesmo quando a promoção não acontece, a empresa pode reconhecer o colaborador sem inseri-lo, necessariamente, na faixa de alto desempenho, mantendo-o no mesmo nível. Dessa forma, é possível medir, por mais um período, a continuidade das entregas do profissional. O lump sum é um dos componentes da remuneração variável e só deve ser usado como reconhecimento para performances acima da média.

Quando o assunto é a promoção e avaliação do desempenho de profissionais, o RH precisa ter em mente que há muitas alternativas para remunerar e reconhecer os colaboradores de forma estratégica e saudável.

Voltando ao dilema de Daniel, é importante que ele e toda a gestão entendam que temas como esses não giram somente em torno do dinheiro. O reconhecimento, a motivação e o sentido também devem ser trabalhados e bem comunicados à equipe, para que o job limit não seja um impasse, mas sim, uma oportunidade de gestão!

Receba nossos materiais e publicações

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee