Descubra como a final da NBA pode te ajudar a reavaliar a estrutura de sua empresa

Paulo chegou tarde do trabalho naquela noite. Estava exausto, mas a cabeça não parava. Ele tentava achar uma solução para que, finalmente, conseguisse reter profissionais qualificados e alinhar sua empresa ao mercado. Resolveu relaxar. Ligou a TV para assistir à final da NBA. Em quadra, dois supertimes: Golden State Warriors X Cleveland Cavaliers. Logo nos primeiros lances, supôs que a decisão daquela disputa seria entre os alas Kevin Durant (Warriors) e LeBron James (Cavaliers).

Não foi bem assim…

Com quatro segundos para o chute, LeBron acelera contra Kevin Durant e corre em direção a cesta. Ele erra o arremesso, reclama de falta, mas não impede o contra-ataque dos Warriors e o surgimento de outra estrela: Stephen Curry. O armador, que virou a NBA do avesso, fez a sua sexta bola de três pontos, e a vantagem dos Warriors, que havia caído para 12 pontos, voltou para 19. O placar de 129 a 120 garantiu o título ao time de Durant.

Paulo desligou a TV e começou a refletir sobre aquela partida. LeBron havia brilhado naquela disputa; conseguiu um duplo-duplo de 41 pontos e 13 rebotes, deu oito assistências e recuperou duas bolas. Mas, a atuação individual dele não foi suficiente para converter o trabalho em equipe dos Warriors.

“É isso!”, gritou o empresário ao perceber que, assim como nos times de basquete, o sucesso no corporativo não depende somente de um “superfuncionário”.

Para que o time de Paulo voltasse a brilhar em quadra e o placar jogasse a seu favor, era necessário ter a remuneração como base, afinal, ela deve ser vista como uma ferramenta estratégica para a empresa, seja no recrutamento, na retenção, no desenvolvimento e no engajamento dos profissionais.

Então, Paulo começaria pela escalação.

Nessa fase de recrutamento e seleção, é preciso cuidado na hora de escolher os seus jogadores. Além de considerar as habilidades técnicas, o RH da empresa de Paulo precisava ainda avaliar o perfil comportamental do possível colaborador para se assegurar de que ele vestiria a camisa do time. No caso dos seus atletas mais antigos, o empresário deveria concentrar os seus esforços para que eles apreciassem o treino, tornando-o agradável e produtivo por meio de feedbacks assertivos que possibilitassem ao gestor tratar pontualmente cada situação.

Com o time escalado, era hora de definir as posições, ou seja, a estruturação dos cargos. Mais uma vez, Paulo voltou seus pensamentos para a final da NBA. Lembrou-se que logo nos primeiros minutos da partida, as defesas estavam fortes, o que dificultava a capacidade de dar volume dos dois times. Foi então que o técnico dos Warriors, Steve Kerr, optou substituir o pivô Zaza Pachulia pelo ala Andre Iguodala, o que conferiu outro ritmo ao time. Kerr conseguiu fazer um diagnóstico daquela partida e sabia que insistir naquele quadro não o levaria à vitória. Seria preciso, portanto, criar uma nova tática de jogo redefinindo as posições.

É este mesmo olhar do técnico de um time de basquete que Paulo deveria replicar na sua empresa, já que ele analisa e conhece as pessoas (jogadores e adversários), estuda os processos (jogadas) e a estrutura (do time ou qual jogador teria mais vantagem jogando em determinada posição). O empresário percebeu que o segredo seria a integração de todos, a sinergia e a motivação. Mas, para que isso fosse concluído, seria imprescindível que o time todo da sua empresa encarasse a remuneração como peça importante para a tática de jogo, já que ela é fundamental para a felicidade dos colaboradores e para a boa gestão da equipe.

Ainda tem dúvidas sobre como deixar o seu time mais entrosado? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar nessa disputa!

Carreira Muller | Construindo Sentidos

2 respostas

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee