Empresa de alto crescimento paga salário menor, diz pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última segunda, dia 18, a terceira edição da pesquisa Estatísticas do Empreendedorismo, referente a 2011. Nela foi revelado que as empresas de alto crescimento (EAC) geralmente pagam um salário médio menor que as demais. Para a organização ser considerada de alto crescimento pelo IBGE, precisa ter dez ou mais assalariados e apresentar crescimento médio do seu pessoal ocupado assalariado de, pelo menos, 20% nos três anos anteriores. E é por isso que os resultados da pesquisa não surpreendem tanto.

Para a empresa manter essa taxa de crescimento, precisa ter e manter colaboradores, ou abrir novas vagas que são prontamente preenchidas, não só pela alta competição no mercado. Para tornar a vaga atraente, sem gastos maiores em impostos, as empresas podem optar por outros benefícios, como horários flexíveis, bônus no fim do ano ou por metas, descontos em farmácias e lojas, estacionamento e ajuda de custo de gasolina.

Algumas vão ainda mais longe: não é difícil encontrar as que oferecem academia para os funcionários, ou até mesmo spa, massagens, manicure, um espaço para jogos e até para dormir.

O resultado dessa opção, de diminuir o salário e aumentar os benefícios, tem se mostrado interessante e acertada. Cada vez mais os funcionários buscam mais qualidade de vida dentro da empresa e não somente fora dela. E com colaboradores mais felizes, a produtividade aumenta.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee