Nos anos 70, Aubrey Daniels levantou, pela primeira vez, a discussão sobre o uso da gestão de desempenho para mensurar resultados. A ideia era criar uma escala que pudesse assegurar a boa performance dos colaboradores, possibilitando a criação de metas específicas possíveis e uma remuneração extra mais justa – ou seja, o formato de avaliação de desempenho, como conhecemos hoje, estava começando a ser estruturado.
Recentemente, a revista Harvard Business Review publicou, em um artigo online, um outro ponto de vista sobre o assunto, envolvendo questões como a percepção humanizada dos feedbacks e da gestão das avaliações dentro do RH:
“Infelizmente, os seres humanos não são, de forma alguma, lógicos ao receber feedback dos outros. Nosso cérebro foi feito para prestar muita atenção ao ambiente social […] fomos programados para focar nas mudanças em nossos recursos sociais. Em especial, ser avaliado pelos outros é algo que causa bastante agitação.”
A matéria da Harvard Business, fala em “ameaça social”. A expressão indica que pontuar pessoas pelo simples fato de encaixá-las numa classificação, desestimula o time – mas será que não estamos, constantemente, sendo avaliados em muitas das esferas sociais, e não somente no ambiente de trabalho?
Diante disso, é importante conhecer e definir bem os pesos que a empresa dá para cada uma das avaliações, mantendo o equilíbrio no time. Isso faz a diferença! Ou seja, há momentos em que os números se sobressaem e ganham mais peso, e há situações em que as habilidades emocionais e sociais são mais relevantes. O RH precisa ponderar, entender que é uma atividade multifocal, evitando assim qualquer desconforto pessoal em ser avaliado e garantindo a solidez dos feedbacks.
Qual a melhor forma de conduzir uma avaliação de desempenho?
Segundo os insights publicados pela revista, a solução é focar nas pessoas ao invés de só colocá-las a prova de algo. Assim, a mentalidade de crescimento é ativada e as pessoas se tornam capazes de traçar melhor suas metas e assimilar positivamente os feedbacks. O foco volta-se para o desenvolvimento do negócio e para a aprendizagem do colaborador, abandonando esse clima de disputa.
Acreditamos que esse pensamento vale, independentemente do sistema escolhido para aplicar as avaliações de desempenho.
O papel dos gestores
Se conhecer bem uma equipe não é uma tarefa simples, dar feedbacks é algo que precisa ser praticado sempre – e não apenas duas vezes ao ano. Ao mesmo tempo, é preciso que os gestores desenvolvam conversas de qualidade, amparados por ideias claras sobre o que é descrever e analisar desempenhos. Tudo isso exige não somente treinamentos específicos e ferramentas úteis para as avaliações, mas também feeling, percepção.
Debater as mudanças no formato das avaliações não anula a importância e a eficácia de cada metodologia. As avaliações de desempenho são como organismos vivos e os profissionais que trabalham diretamente com elas, precisam estar sempre respirando novos ares, entendo as possibilidades das avaliações 360º, 3.0 e assim por diante.