5 perguntas para se fazer antes de contratar uma pesquisa salarial

Muito mais do que uma “simples” pesquisa de salários, um parceiro nesse assunto precisa ser bem claro também em outros aspectos pertinentes à apuração de mercado. Enumeramos cinco considerações importantes que podem te ajudar no momento de decisão:

Base de dados ou base de currículos?

Essa distinção é relevante, porque essas duas fontes de pesquisa se diferem na sua essência. Uma pesquisa de base de dados é apoiada em informações reais de folhas de pagamento. Já as pesquisas com base de currículos dependem dos relatos de pretensão salarial e, por conta disso, podem ser especulativas.

A base é atualizada periodicamente?

O mercado é um organismo vivo, que depende não somente das mudanças dentro das empresas (evoluções salariais, promoções ou acordos coletivos), mas também das oscilações políticas, tendências de negócio, oferta e demanda etc.

Além de salário base, o que devo esperar dos resultados da pesquisa?

Uma boa pesquisa de mercado não oferece apenas dados salariais. Quando há um time de especialistas envolvido, as análises vêm com informações de práticas de benefícios, ICP e muitos outros recursos estratégicos.

Há um trabalho de job matching que considere sua estrutura?

Além de tudo o que já mencionamos, é importante que a pesquisa entenda a estrutura de cargos da sua empresa para fazer a conexão adequada com o mercado. Mesmo porque, não é apenas a nomenclatura do cargo que define o matching, é necessário entender as responsabilidades e o nível da posição.

A consultoria usa dados do CAGED?

Os dados do Governo envolvem um trabalho bem minucioso de análise e podem ser, com certeza, utilizados como fonte de pesquisa. Porém, essas informações são consolidadas por meio da classificação do CBO, informada pelas empresas. O problema é que, normalmente, um CBO abrange diversos cargos e isso pode diminuir a precisão dos resultados.

Uma boa pesquisa salarial também precisa considerar segmentos e regiões. Nós escrevemos mais sobre isso nesses dois textos:

Mercado regional impacta salários

Guia de Pesquisa Salarial

Temos também um webinar sobre Gestão de Pesquisas Salariais. Confira clicando aqui. É gratuito!

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee