Pesquisa Salarial: Guia preciso para uma remuneração eficiente

Você já se perguntou se os salários praticados pela sua empresa são eficientes? Ou até mesmo enfrentou problemas para a atração de novos candidatos e engajamento dos talentos por conta da remuneração? Essas são só duas perguntas, de muitas, que evidenciam a importância de uma pesquisa salarial. 

Uma ferramenta fundamental para quem trabalha com remuneração.

Neste conteúdo, você vai aprender o que é uma pesquisa salarial, qual sua importância, como realizá-la entre outros pontos importantes. Confira!

O que é pesquisa salarial e qual sua importância?

Uma pesquisa salarial vai muito além do termo “salário”. Ela tem por objetivo a compilação e investigação de dados como salário, remuneração variável (comissões, PLR, bônus), todos os benefícios, adicionais, entre outras práticas compensatórias aplicadas pelas mais diversas empresas do mercado. Essa composição de tudo que um colaborador recebe e é tabulado na pesquisa é chamado de “remuneração total”

A principal função da pesquisa salarial, portanto, é a de compilar e apresentar dados de mercado que possam ser combinados e preparados de acordo com a necessidade individual de cada empresa, tornando-se assim uma fonte (referência) para as tabelas salariais ou para os orçamentos de méritos em folha de pagamento, por exemplo.

Como elas são categorizadas, é possível conferir os índices por região, setor, cargo ou qualquer outro tipo de combinação que se desejar ter. São de análises como essas, aliás, que é possível planejar e criar uma política salarial que potencializa a gestão dos custos operacionais da empresa.

Por que devo ter uma pesquisa salarial?

A remuneração é parte fundamental de uma política de Gestão de Pessoas e a pesquisa salarial é uma grande orientadora na construção dessas métricas. Com ela, também é possível ter um verdadeiro diagnóstico sobre a situação atual da sua empresa em diversos aspectos. Mas essas não são as únicas vantagens de contar com uma pesquisa salarial. Veja outras:

  • Acompanhamento de indicadores de performance, como turnover, por exemplo.
  • Comparação dos custos operacionais e projeções, com base na remuneração total de concorrentes.
  • Conhecimento profundo sobre a remuneração do mercado e dos concorrentes.
  • Planejamento alinhado com as práticas atuais do mercado.
  • Disponibilidade de informações atualizadas e confiáveis.

Pode ter prejuízos se não usar uma pesquisa?

Quando o assunto é remuneração, o maior risco está em estabelecer estratégias baseadas em “achismo”. Além de não funcionar, pode causar sérios prejuízos à empresa. O planejamento deve estar pautado por uma política bem-estruturada, com informações que contemplem as particularidades do setor e região, minimamente. Por isso, no momento de consultar os dados em uma pesquisa, o gestor deve ter muito cuidado.

Um grande prejuízo é não utilizar a pesquisa de forma correta, comparando a empresa com dados gerais. Por exemplo: se estamos falando de uma startup, não podemos buscar na pesquisa dados de grandes players. Isso impedirá que o plano esteja verdadeiramente alinhado com as características do negócio. 

Há ainda empresas que decidem realizar pesquisas por conta própria, o que também é um risco. Afinal, para que uma amostra seja relevante, válida e tecnicamente correta, a amplitude da base de análises precisa ser ampla. Quer algo significativo e com fundamentação técnica? Então, a dica é investir em consultorias que possuem expertise, prezam pela confiabilidade dos dados e têm uma base muito grande e atualizada. Assim você não apenas contará com uma pesquisa, mas terá todo o apoio para utilizá-la da melhor maneira.

Como formar um painel de pesquisa com as empresas certas?

Com acesso a uma pesquisa de qualidade, você pode começar dando uma olhada em como o mercado geral está performando e entender o contexto como um todo. Depois, para trabalhar com informações específicas, será preciso criar um painel de pesquisa adequado. Ele funcionará como um “retrato” do seu setor e do seu mercado na região em que você está inserido, por exemplo.

Vale lembrar que cada nível hierárquico, função e setor têm suas particularidades, o que altera os raios de concorrência de mão de obra ou de avaliação de custo operacional pela análise salarial. O importante é trabalhar com filtros adequados para cada perfil de análise que esteja fazendo.

Como é o guia de remuneração eficiente?

Aqui, na Carreira Muller, seguimos algumas etapas quando realizamos uma pesquisa salarial para nossos clientes. São elas:

  1. Definição do mercado
  • Por segmento (na região ou não) para análise dos cargos específicos ou chaves na organização.
  • Por Região (Local, Meso ou Micro) para análise dos cargos padrões ou comuns de mercado, em que as comparações independem do segmento.
  • Ampla (com empresas do segmento ou não) para análise dos cargos de gestão.

Depois dessa etapa, é possível conhecer e compreender a estrutura da organização para ajudar a estabelecer o equilíbrio da remuneração praticada internamente com aquela que é praticada no segmento ou na região. Os próximos passos trabalham mais na análise dos dados e dos resultados.

  1. Job Matching

Nesta fase, considerada o coração da pesquisa, é feito um trabalho de análise e comparação criteriosa da estrutura e dos cargos da organização frente ao mercado, uma vez que é possível encontrar nomenclaturas diferentes com atividades equivalentes ou nomenclaturas iguais com atividades nem sempre equivalentes.

  1. Interpretação e aplicação dos resultados

Com os dados em mãos, é possível avaliar:

  • Se a remuneração da sua organização está alinhada ao mercado e à estratégia que sua empresa estabeleceu;
  • Se os programas de incentivos de curto prazo (PLR/Bônus) estão adequados ao mercado e à estratégia que sua empresa estabeleceu;
  • Se o pacote de benefícios oferecido pela sua organização é competitivo;
  • Se o dimensionamento da sua mão de obra está alinhado ao seu segmento, entre tantas outras questões;

Importante: estar “alinhado ao mercado” não significa estar fazendo a mesma coisa que o mercado. A definição de alinhamento passa pelo entendimento da estratégia definida pela sua empresa e como ela se comporta frente ao mercado. Ou seja, às vezes pagar abaixo da mediana significa um alinhamento de acordo com as decisões que a empresa tomou. Em outras, pagar acima da mediana pode também ser um alinhamento. Na pesquisa você encontrará diversos posicionamentos e, por isso, saber bem o que você quer como direção na gestão da remuneração da sua empresa é fundamental para entender bem o conceito de “alinhamento”.

Ao final das etapas acima, podemos oferecer à empresa um diagnóstico consistente sobre as práticas salariais das organizações do mesmo ramo de atividade, o que permitirá uma comparação entre as suas práticas e as demais. O acesso aos resultados dessa pesquisa auxiliará na tomada de decisões a serem implementadas na companhia.

E aí, pronto para estabelecer uma política salarial saudável, que considere a saúde da remuneração de sua empresa, as práticas no mercado e a qualidade de vida de seus colaboradores? Faça um teste gratuito na ConsultaSalarial®, a maior pesquisa salarial do Brasil!

Carreira Muller

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