4 dicas para aplicar conceitos de Marketing na Gestão de Pessoas

Costumo dizer que, nós, como profissionais de Remuneração e Recursos Humanos, temos muito a aprender com as estratégias e processos de Marketing. Sendo assim, neste texto, quero explicar melhor como podemos extrair o máximo de ações como:
  • Experiência do cliente
  • Inteligência de Mercado
  • Pricing
  • Branding

Quando falamos em Marketing e Comercial, percebemos que o foco é atrair e fidelizar clientes, mantendo-os satisfeitos e felizes com o serviço/produto ofertado pela empresa.

Existem diversos processos para que isso seja possível: ferramentas e estratégias para explorar a jornada do cliente, entender o comportamento do consumidor, considerar o posicionamento do produto/serviço no mercado, precificação do produto/serviço, branding – e tudo isso para poder ser o mais assertivo o possível, eliminando possíveis desvios no processo de venda.

Transportar esses conceitos para o RH é totalmente viável e necessário. Veja:

Experiência do Cliente

Hoje, é certamente unânime a discussão a respeito do “sucesso do cliente” e já encontramos áreas e cargos exclusivamente responsáveis por isso.

As empresas querem se aproximar dos clientes para entender o que foi bom, o que foi ruim, o que pode ser melhorado e, além disso, surpreendê-los positivamente.

Como foi o caso da empresa de colchões que, depois de ver uma postagem nas redes sociais que o cachorro de seu cliente tinha destruído um colchão novo, enviou-o um produto novo. Ou aquela Fintech que surpreende na relação “banco x cliente” tornando-a cada vez mais leve e menos burocrática.

Todo esse pensamento faz total sentido para nós, Recursos Humanos, quando pensamos na experiência do colaborador por toda a jornada na empresa, do processo seletivo ao desligamento. Precisamos olhar para os colaboradores como nossos clientes, nos aproximando deles (do Diretor à Operação), para aumentar o engajamento e, consequentemente, agregar valor à marca empregadora.

Inteligência de Mercado

O objetivo da inteligência de mercado é coletar e analisar dados externos, ou seja, tudo que se passa do lado de fora da empresa com o objetivo de orientar decisões estratégicas.

Para crescer, é preciso conhecer muito bem o mercado em que atua e todos os aspectos que podem influenciar o seu produto ou serviço.

Quando olhamos para o contexto de RH e Remuneração, é fundamental compreender muito bem o mercado em que se atua para orientar decisões estratégicas.

Quais benefícios devo oferecer? Como os candidatos percebem a marca da empresa? Eu demoro muito tempo para conseguir contratar alguém? O pacote de Remuneração está coerente com o mercado? Quais são os principais diferenciais no segmento, pensando na experiência do colaborador?

Para responder essas e outras questões, a área de Recursos Humanos pode (e deve) utilizar táticas como benchmarking, análise SWOT e people analytics.

Não tenha medo de pesquisar, de conhecer seu mercado e seu cliente!

Pricing

A área de pricing tem como principal objetivo a pesquisa de preços de mercado e o planejamento de estratégias sobre os custos de produtos e serviços, aumentando a receita e garantindo uma melhor margem sobre os custos. Pricing é um dos 4 P’s do Mix de Marketing (Product, Promotion, Place, Pricing).

Da mesma forma que damos preço a um produto ou serviço no mercado, precisamos dar preço aos cargos da estrutura da empresa. É possível utilizar estratégias para ajudar neste contexto, como a metodologia de pontos ou de Market Pricing.

Entenda por que preferimos o Market Pricing aqui.

Como o custo com pessoas impacta diretamente no lucro da organização, precisamos controlar budget e forecast com folha de pagamento, neste caso é importante saber se o custo com pessoas, em relação ao faturamento, está adequado e aderente à estratégia da empresa, aos concorrentes e às melhores práticas.

Branding

Isso, nada mais é do que a gestão da marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, desejada e positiva na mente dos consumidores.

As ações de branding estão, geralmente, relacionadas aos propósitos, valores, à identidade da empresa e ao impacto da marca na sociedade.

Hoje, está muito mais claro para nós que isso também impacta na atração e retenção de talentos, pois desperta o sentimento de orgulho de pertencer e, ao mesmo tempo, o desejo de fazer parte de uma organização.

Este tema deve ser amplamente explorado pelo time de Recursos Humanos, porque, é claro que o Marketing e as ações de Comunicação também têm papel relevante nisso, mas são as atitudes que o RH toma internamente que dão sustentação.

Se a propaganda for muito boa, mas se o colaborador não sentir que as intenções são reais, tudo vai por água abaixo. Isso, sem mencionar que recrutar profissionais aderentes à cultura é a porta de entrada para o início de uma jornada de sucesso.

O RH é uma área fascinante, com muita conectividade!

Veja como poderíamos tratar diversos outros temas do Marketing e até mesmo de outras áreas! Por isso, é importante estarmos atentos a tudo que está acontecendo ao nosso redor.

Renan Veríssimo
Consultor de Remuneração

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee