Quais são as habilidades essenciais para o profissional de RH?

Descubra 5 motivos para sua empresa ter um plano de cargos e salários
20/02/2015
Treinamento para o RH
27/02/2015

O papel do RH tem mudado ao longo dos anos. Antes focado em atividades mais operacionais, o profissional passou a ser uma peça chave para a organização das companhias, e a tendência é que ele assuma uma posição muito mais estratégica na empresa.

Em consequência da expectativa do mercado por um profissionais multitarefas, o próprio perfil do RH passa
por adaptações
.

Na pesquisa “Como anda o profissional de RH” – 2ª edição, que realizamos no final do ano passado com mais de 3000 profissionais da área, estudamos o público desse setor em vários aspectos comportamentais e profissionais.

Assim, traçamos as principais habilidades que o funcionário de RH deve ter para se destacar!

E se você ainda não desenvolveu alguma, tenha calma. Todas podem ser conquistadas com dedicação. Anime-se e mãos a obra:

Conhecimento e estratégia do negócio

Conhecer o negócio em que está inserido tornará você mais apto para a atividade que exerce, na medida em que permitirá que proponha planejamentos mais estratégicos e alinhados com os objetivos da empresa. Utilize o pensamento crítico para conduzir projetos, elaborar soluções e tomar decisões importantes, sempre mantendo o foco nas prioridades do seu local de trabalho.

Capacitação

Um dos itens analisados na pesquisa é o tempo que o profissional se dedica às pesquisas e ao seu desenvolvimento, além do tempo que ele gasta com isso.

Apesar de 91% dos respondentes afirmarem que buscam conhecimento, o público tem dedicado pouco tempo para a atividade. Em uma semana de no mínimo 44 horas úteis, 50% dedica até uma hora aos estudos, o que é pouco, levando em consideração a tendência estratégica do RH.

É fato que o profissional está repleto de atividades no dia a dia, mas a busca por informações tem de ser mais uma entre todas as outras que já possui. Planeje um tempo de estudo na sua área de RH e faça desse momento o seu ponto de crescimento intelectual – MBAs, cursos de especialização, cursos de língua estrangeira, informática, não importa o que você escolha fazer.  Investir nesse quesito é o que te dará os pontos na corrida pela conquista das etapas na carreira.

Tecnologia a seu favor

Em um ambiente dominado pela tecnologia, é essencial ter domínio, ainda que parcial, das ferramentas digitais. Apesar da conexão não ser o critério que transforma o profissional, ela é um meio para adquirir conhecimento, se conectar com demais profissionais, estar ligado ao mercado, independente da mídia (redes sociais, blogs, aplicativos, etc). Enfim, é fundamental para que o RH assuma uma posição mais analítica.

Rentabilidade

O RH precisa conhecer e saber lidar com números, indicadores e estatísticas, pois somente assim terá uma atuação com foco em rentabilidade e poderá conduzir os colaboradores para uma multiplicação do potencial produtivo individual e da empresa.

Benchmark

Quando a questão foi avaliar se os profissionais de RH estavam frequentando grupos de RH, a pesquisa apontou que quase 50% dos que responderam estavam participando, com destaque para os níveis de coordenador e supervisor.

No entanto, há ainda muito a evoluir neste sentido. O profissional de RH tem sempre de estar ligado às práticas do mercado, e estar antenado em estudos e pesquisas de mercado é quesito primordial para quem quer se destacar e acompanhar as tendências do setor.

Quer saber se o profissional de RH é feliz?
Nós também temos um e-book gratuito sobre esse assunto, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X