Entre os dias 02 e 06 de dezembro, nossa equipe estará reunida para um momento especial de treinamento, integração e planejamento para o próximo ano.

6 insights para descobrir se sua estrutura comporta um Especialista

É comum encontrarmos, no mercado, estruturas de empresas que possuem espaço para um Especialista, mas nem sempre é assim.

Quando falamos em carreira Y, a posição de um cargo nesse nível hierárquico só faz sentido quando a empresa conhece bem a definição da posição e as implicações da sua criação na estrutura – mesmo que seja uma prática comum de mercado.

Antigamente, era muito comum que colaboradores com bom desempenho logo fossem promovidos para Coordenadores. Ocasionalmente, esses profissionais não tinham aptidão com pessoas e, por causa das demandas com gestão, a empresa acabava perdendo o conhecimento técnico deles.

Foi uma opção viável, então, criar uma carreira para que esses colaboradores mais técnicos pudessem continuar crescendo de forma equiparada com os cargos de Coordenador e Gerentes.

Diante deste contexto, já temos um bom indício para entender se sua empresa precisa ou não de um Especialista: você tem profissionais nesse contexto mais técnico e que estão com pouca perspectiva de crescimento? Se sim, acenda um sinal verde para a criação deste cargo!

Além disso, separei mais seis pontos que servem de reflexão antes de desenhar a cadeira de um Especialista na sua área ou empresa.

Aconselho que, ao ler cada um dos tópicos, pense na realidade da sua companhia e, se algum deles despertar dúvida ou indicar algum tema sensível, pode ser que este seja o insight que vai indicar se a estrutura comporta, ou não, um cargo como esse.

Confira:

01. Um Especialista possui, no mínimo, o mesmo nível hierárquico que um Coordenador. Ou seja, um Especialista não pode responder para um Coordenador, pois eles estão classificados no mesmo nível.

02. Se o Especialista é classificado, no mínimo, no mesmo nível hierárquico que um Coordenador, isso significa que ele está desenhado acima de um Sênior, Engenheiro ou Supervisor.

03. Um Especialista trabalha sozinho. Se ele possui uma equipe subordinada, provavelmente não deveria ser classificado como tal.

04. O Especialista é perito num assunto complexo e estratégico para a empresa. Não deveria existir outra posição que demandasse esse grau de domínio técnico.

05. Não há atribuições operacionais e atividades com procedimentos preestabelecidos na rotina de um Especialista. Ele está envolvido com projetos, estudos, pesquisa e desenvolvimento.

06. É uma posição com difícil reposição, pois costuma ser uma “mosca branca” no mercado.

E então, as considerações te ajudaram a compreender melhor a posição e refletir sobre o cargo que você tem hoje na estrutura ou que pretende criar?

Sobre o tema, nós temos mais algumas dicas que podem te ajudar. Clique aqui para acessá-las!

Camila Minamide
Consultora de Remuneração

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos