Remuneração variável: por onde começar?

Costumamos falar muito sobre as possibilidades de criação de um programa de remuneração variável dentro das empresas. O tema é bastante amplo e permite muitas discussões conceituais e, justamente por isso, antes mesmo de pensarmos nos números, KPI’s e métricas, é preciso refletir sobre os primeiros passos.

Em um país com economia relativamente inconstante, como o Brasil, não onerar a folha de pagamento com salários é uma importante medida estratégica. Mesmo porque, já sabemos que, quando os salários fixos aumentam, logo o valor é incorporado pelo colaborador e a percepção desse ganho passa rapidamente.

O variável permite que a empresa trabalhe numa condição de ganha-ganha: se os resultados são alcançados, a equipe é recompensada por isso.

Além, é claro, de tornar viável o caminho para o atingimento de metas, selecionamos e comentamos outros dois motivos bem populares no mercado:

  • Valorizar a meritocracia

Essa é uma opção muito comentada, mas, para investir em uma política de variáveis com o intuito de valorizar a meritocracia no time, é preciso tomar uma iniciativa muito importante: deixar as regras do jogo bem claras.

Sem isso, colaboradores podem se desgastar imaginando por que um merece mais dinheiro que o outro, por que a meta do outro é mais fácil ou mais difícil, quem vai medir quem merece o que – e assim por diante.

Quando usamos esse termo dentro da remuneração, precisamos balizar alguns princípios, para evitar qualquer desconforto. O RH precisa esclarecer as regras com bons indicadorese, acima de tudo, pouca subjetividade.

O segredo é não deixar a decisão nas mãos do “eu acho” do gestor. Esse papel é das metas.

  • Distribuir o dinheiro de forma estratégica

 Antes de mais nada, aqui vale uma reflexão: as melhores empresas para se trabalhar são, necessariamente, aquelas que pagam os salários mais altos? Nem sempre!

Outras coisas podem ser trabalhadas além da remuneração mensal e os Incentivos de Curto Prazo fazem parte desse pacote.

O quadro abaixo exemplifica como é possível que o variável “compense”, em alguns casos, os salários frente ao mercado:

Podemos destacar alguns bons exemplos. No caso dos Gerentes, apesar de os salários estarem inferiores aos que é praticado pelo mercado, os Incentivos de Curto Prazo “corrigem” essa diferença. Isso acontece também de forma parecida com os Analistas, Técnicos e Engenheiros.

Ou seja, a política de cargos e salários deve ser repensada em conjunto com a remuneração variável.

Quer saber mais sobre o tema? Publicamos um webinar sobre o tema, com a participação especial do Robinson Carreira, diretor-presidente da Carreira Muller. Assista aqui. 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee