Profissionais preferem tempo livre a aumento de salário

Foi-se o tempo em que o aumento de salário era o maior desejo dos trabalhadores. No mundo moderno, os valores intangíveis podem ser muito mais valiosos para as pessoas, que enxergam na qualidade de vida uma recompensa maior do que o dinheiro.

Isso pode ser comprovado por uma pesquisa recente que revelou que 43% das pessoas preferem um trabalho flexível a um aumento de 10% no contracheque. O levantamento foi realizado pela empresa de softwares Unify e contou com a participação de mais de 800 profissionais de diversos países e áreas de atuação.

Mesmo quando questionados sobre a possibilidade de ter um aumento de 20% no salário, 36% dos entrevistados continuaram optando pelos horários mais flexíveis. A pesquisa também mostra que um terço dos entrevistados trocaria de emprego se recebesse uma oferta em que seus horários fossem mais adaptáveis às suas necessidades.

Os motivos para querer ter mais tempo livre varia de acordo com cada pessoa, mas a pesquisa conseguiu mapear alguns deles. A maioria, 43%, gostaria desse tempo para lidar com as responsabilidades familiares. Já 38% da amostra usaria esse período extra sem trabalho para aproveitar a vida. Outros fatores como: redução do tempo de deslocamento até o trabalho, alinhamento com horários mais produtivos e alinhamento com colegas com outros fusos horários, também estão entre os motivos citados.

“Essa forma de pensar do trabalhador moderno exige muito mais estratégia dos setores de Recursos Humanos para que mantenham seus colabores produtivos e satisfeitos. As recompensas não são mais tangíveis, nem sempre podem ser medidas, como acontece com o aumento de salário. É preciso ter planejamento e práticas desenhadas exclusivamente para o perfil dos profissionais da empresa para que, de fato, agreguem qualidade de vida em suas rotinas”, comenta o Diretor Presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Horário flexível está alinhado com proposta do Banco Mundial para a crise do emprego

Recentemente o Banco Mundial divulgou um estudo sobre a situação do emprego no mundo e, de acordo com o relatório, as perspectivas para o futuro não são animadoras. Para se ter ideia, o documento diz que até 2030 o mundo terá de criar mais de 600 milhões de novos postos de trabalho apenas para lidar com o aumento da população.

De certa forma, os horários flexíveis ou a jornada reduzida podem ser uma solução para a criação de novas vagas de trabalho. Algumas empresas, como o Google, por exemplo, já defendem essas práticas. No entanto, elas estão bem distantes da realidade da grande maioria das empresas. Para que isso se torne mais palpável, os impactos econômicos para elas, que terão de contratar mais profissionais, devem ser considerados e esse deve ser o grande impasse para a popularização desses conceitos.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee