Como convencer os gestores da necessidade de um Plano de Cargos e Salários?

São diversos os motivos que levam um profissional de RH ou Remuneração a buscar um Plano de Cargos e Salários: para atualizar a tabela salarial, porque o assunto está em alta — e é tendência — ou, principalmente, para resolver um problema da organização. É fato: quando surge o tema na empresa, geralmente é porque há desafios para o RH resolver. 

Muitos desses profissionais acabam atuando com autonomia. Já pesquisam os fornecedores, contratam o projeto e deixam para fazer a comunicação aos gestores somente no processo de execução. 

Estão errados?

Não. Cada empresa tem suas particularidades, desafios, necessidades e formas de conduzir o processo. Inclusive, essa é uma prática ainda muito recorrente nas empresas e, para algumas situações, pode fazer sentido — e dar certo! 

No entanto, esse não é o caminho recomendado por Daniela Brancaglion, a Coordenadora em Estratégia de Remuneração da Carreira Muller. Assim como a Remuneração saiu da “caixa preta” e deixou de ser uma área totalmente confidencial, temos percebido a necessidade das empresas em envolver todas as áreas desde o início em um Plano de Cargos e Salários. Será muito mais fácil executá-lo depois!

E aí, fica a pergunta: como convencer os gestores de que eles precisam URGENTEMENTE de um Plano de Cargos e Salários? É sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo!

O Plano de Cargos e Salários NÃO é só do RH

Antes de trazermos os argumentos para convencer os gestores, Daniela explica que ter a oportunidade de discutir um Plano de Cargos e Salários com diversas áreas da empresa já é um grande diferencial. 

“Quanto mais fazemos projetos e estamos em contato com clientes, mais percebemos o quanto é necessário o envolvimento de toda a organização no processo. Não é uma área ou outra, é toda a organização mesmo. Sabemos que no processo de compra algumas áreas se envolvem mais, mas é importante deixar claro que o Plano de Cargos e Salários não é só do interesse do RH: vai impactar toda a empresa”, diz a Coordenadora em Estratégia de Remuneração da Carreira Muller.

Então a dica para o RH é realmente compartilhar essa responsabilidade. Assim, todos entram engajados no processo e isso facilita — e muito! — a virada de chave da empresa lá na frente.  

Agora, sem mais delongas, vamos trazer os 5 argumentos que evidenciam os resultados a curto prazo de um Plano de Cargos e Salários.

5 argumentos para convencer os gestores sobre um Plano de Cargos e Salários

  • Pesquisa de clima

Na pesquisa de clima, é natural o RH receber demandas de insatisfação dos colaboradores, seja por não entenderem suas possibilidades de crescimento, seja por estarem insatisfeitos com questões salariais, entre outros motivos. Se o clima estiver abalado, esse é um indicativo da necessidade de um Plano de Cargos e Salários e um forte argumento de convencimento a seu favor. Afinal, problemas em pesquisa de clima são da gestão como um todo: as responsabilidades têm que ser compartilhadas.  

  • Turnover

O turnover pode ser saudável quando ocorre por razões motivadas e planejadas: promoções e desenvolvimento de carreira, substituição de baixo desempenho, renovação e diversidade, adaptação a mudanças de negócios, etc. Quando a empresa pode correr alguns riscos, o RH consegue usar o Plano de Cargos e Salários para melhorar os indicadores.

  • Contribuições à gestão como um todo

Como dissemos anteriormente, um Plano de Cargos e Salários não deve ser tratado como algo “do RH”. Quando bem definido e implementado, trará contribuições para a gestão como um todo. É um documento que vai munir todas as áreas com respostas a perguntas críticas que os colaboradores fazem: “por que o meu colega é pleno e eu ainda sou junior”, “qual a diferença entre operador 1, 2 e 3?”, “eu posso estar nesse próximo cargo?”.

Então essa é uma grande oportunidade que o RH tem de trazer a solução. Um Plano de Cargos e Salários promove consistência, equidade e o desenvolvimento de um ambiente de trabalho bem gerenciado, independentemente do departamento ou área específica.

  • Ferramenta do RH

Um Plano de Cargos e Salários é obviamente uma ferramenta essencial para o RH. Ajuda no estabelecimento de métricas que vão dar suporte aos Business Partner (BP) e a outras áreas. 

“O Plano de Cargos e Salários também contribui com a organização da empresa e possibilita uma visão holística. Isso é essencial, por exemplo, quando há aquisição de novas unidades ou de outras empresas, se há grandes mudanças em alguma área específica por uma questão de tecnologia ou se a companhia precisa ‘reorganizar a casa’”, diz Daniela.

  • Conhecimento de mercado

Aqui, não estamos nos referindo a questões salariais. É mais no sentido de conhecer as melhores práticas do mercado em termos de estrutura e, assim, atuar com maior resolubilidade em questões relativas à nomenclatura dos cargos. Com um Plano de Cargos e Salários, fica mais fácil entender os níveis de gestão — se é gerente, gerente-sênior ou C-level — e se determina área precisa (ou não) de um especialista, por exemplo.

Plano de Cargos e Salários: parte 2 trata de resultados a médio e longo prazo

Apresentamos 5 argumentos para ajudar o RH e a Remuneração a convencer os gestores da importância de um Plano de Cargos e Salários. Se, ainda assim, não forem suficientes, vamos te dar duas opções: falar com nosso time comercial ou acompanhar a segunda parte deste conteúdo

Vamos mostrar quais são os resultados para a gestão a médio e longo prazo. Um Plano de Cargos e Salários bem delineado impacta na redução de custos e contribui com o direcionamento estratégico em Remuneração da empresa.

Quer saber como um Plano de Cargos e Salários ajuda na hora de pagar seu pacote de Remuneração? Acompanhe o nosso blog e o ConsultAqui, que falaremos mais sobre isso no próximo episódio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Viva uma experiência inédita no Quinto dia Útil!

Participe dos bastidores do nosso podcast em uma imersão presencial, assistindo à 4 entrevistas em primeira mão, se conectando com outros profissionais da comunidade e com a chance de subir ao palco e fazer perguntas diretamente aos convidados!

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee