Participação acionária é atrativo para executivos

Diversos benefícios podem ser concedidos como forma de retenção de talentos. No entanto, quando o salário de um profissional competente já está acima do que o mercado oferece, fica mais difícil convencê-lo a fazer parte da equipe, apenas apresentando benefícios usualmente utilizados por todas as empresas. Essa situação é muito comum no momento de contratar executivos. Por esse motivo, algumas delas usam como estratégia a participação acionária, que nada mais é do que dar ao colaborador uma fatia do negócio.

Também conhecida como equity, a participação acionária é mais comum em empresas que possuem capital aberto, ou seja, têm ações na bolsa de valores. No Brasil, poucas organizações utilizam essa estratégia que, geralmente, é voltada apenas aos presidentes, diretores e funcionários do alto escalão.

“Aqui essa prática ainda não é muito difundida. Já nos Estados Unidos é comum que as pessoas acompanhem os altos e baixos da bolsa e o mercado financeiro, por isso lá é mais usual”, esclarece o diretor da Carreira Muller, Marco Schanoski.

As empresas que possuem capital fechado também podem conceder o benefício que, neste caso, recebe o nome de cota ou phantom options, e somente se transformarão em dinheiro quando ela abrir capital na bolsa ou for vendida.

Tendo a companhia ações na bolsa ou não, esse tipo de concessão acontece por meio de um contrato entre ela e o colaborador. De modo geral, o funcionário passa a ter direito pleno às suas ações ou cotas depois de determinado período, usualmente de cinco anos.

A participação acionária é um diferencial no momento de atrair executivos, que tendem a levar isso em consideração no momento de analisar as propostas de trabalho. No entanto é preciso que a empresa cheque o perfil do candidato e conclua se realmente valerá à pena dar parte do negócio a ele. Mostrar comprometimento com as companhias em que trabalhou anteriormente é um pré-requisito fundamental.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

 

Uma resposta

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Comece o ano com economia no budget: Fevereiro sem imposto

Durante todo o mês de fevereiro os novos contratos fechados terão os valores de impostos revertidos em descontos, podendo chegar em até 15% dos nossos preços atuais de tabela.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee