Qual o limite de idade para contratação?

Em diversos segmentos o Brasil sofre um apagão de mão de obra realmente qualificada. Em alguns casos, quando o candidato possui as competências técnicas para exercer a função, lhe falta maturidade. Tanto para lidar com a pressão do dia a dia, como tato no relacionamento com os companheiros de equipe. De acordo com especialistas e o próprio mercado, os profissionais da geração Y são muito dinâmicos, engajados com a tecnologia. Porém, muitas vezes, ainda são imaturos emocionalmente para ocupar determinados cargos.

Pensando na gestão de pessoas, é importante que as empresas avaliem se realmente é fundamental contratar alguém jovem para desempenhar a função ou se um profissional mais experiente pode ser mais indicado. Parece óbvio que pensar nessa possibilidade, mas muitas empresas, automaticamente, não consideram avaliar o currículo de um candidato em função de sua idade. É verdade que este cenário tem começado a mudar, pois a população está vivendo mais e, por isso, trabalhando durante mais anos.

De acordo com dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida atual dos brasileiros é de 74,6 anos.  Um levantamento realizado pelo órgão em 2012 mostrou que 27% das pessoas com mais de 60 anos continuavam trabalhando. A expectativa de vida é um dos critérios que compõem o fator previdenciário. Logo, se a população vive mais, deve trabalhar mais para garantir o mesmo valor de aposentadoria. Esse cenário, aliada à qualidade de vida, está fazendo com que os trabalhadores estendam sua vida profissional.

A população com mais de 60 que quer se manter ativa no mercado de trabalho tem buscado atualizar seus conhecimentos técnicos e também tecnológicos. Por outro lado, onde falta afinidade com a tecnologia sobram conhecimento e experiência de vida. Os Recursos Humanos, hoje, possuem ferramentas que conseguem detectar tanto as características técnicas e comportamentais. Portanto, vale a pena pelo menos fazer uma avaliação do candidato, afinal, pouca idade não é documento.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee