Como tratar o mérito no RH

Antes de mais nada, precisamos começar esse texto desmistificando o uso da palavra “mérito” dentro do universo do RH. É um movimento cada vez mais comum, abolir a nomenclatura “meritocracia” para casos de promoção de cargos e evolução salarial.

O mérito deve ser apenas um dos critérios de análise dentro de um processo bem estruturado de avaliação, e não o requisito principal. Um colaborador não pode ser promovido, por exemplo, simplesmente porque merece. Merece aos olhos de quem? Qual a régua que determina esse merecimento? Essas são perguntas importantes!

O Gerente de Consultoria da Carreira Muller, Rafael Silva, destaca que, se a empresa quer se proteger dos impasses trabalhistas, deve estar atenta também aos parâmetros adotados no momento de avaliar uma equipe. “Se você deseja trabalhar com méritos, prefira trabalhar antes com critérios”, explica.

Nesse processo de estabelecimento de regras claras, não somente as avaliações de desempenho podem ser valiosas, mas também as descrições de cargos (que dirão quais são as atividades e expectativas de cada cargo) e as trilhas de carreira (que oferecerão uma visão panorâmica da estrutura, facilitando a identificação de oportunidades). O RH tem as ferramentas em mãos!

Desenhe bem a cadeira!

Esse é primeiro passo para começar a tratar de méritos. Desenhar bem as cadeiras, ou seja, os cargos, ajuda o RH a entender o que esperar de quem vai ocupar as posições.

O termo técnico para isso é Descrição de Cargos. Tendo essa etapa bem alinhada, fica mais fácil pesar e estabelecer os critérios de avaliação e, a partir disso, o RH tem a possibilidade de trabalhar o mérito por muitos meios, dependendo do objetivo da empresa e do perfil dos cargos.

Remuneração variável

Principalmente nos cargos gerenciais ou administrativos, essa pode ser uma opção mais segura e viável, porque a empresa ganha flexibilidade e o “prêmio” não se incorpora ao salário, evitando o risco de inflacionar a tabela salarial e o colaborador perder rapidamente a sensação de ganho.

Salários

Nem sempre mérito é promoção. Muitas vezes, o reconhecimento pode ser trabalhado também com a administração de salários nas faixas. Quando não há vagas disponíveis para promover um colaborador, a empresa pode optar por justificar e reconhecer um excelente desempenho com pagamento de high performance (até 120% da faixa de referência, por exemplo). Mas, sempre com critérios formais e justificados.

No entanto, cabe também a discussão sobre o reenquadramento de profissionais na estrutura da empresa. Muitas vezes, se um colaborador entrega além do que deveria, pode ser que a solução mais adequada não seja somente o aumento salarial.

“Numa situação como essa, um colaborador em nível Pleno pode estar cumprindo tarefas de um nível Sênior e, se for assim, é preciso reavaliar o posicionamento dos colaboradores nos cargos também”, completa Rafael.

Outros meios

O RH ainda dispõe de outras formas de incentivo que não envolvem, diretamente, um ganho em dinheiro, e sim o desenvolvimento de valores intangíveis como, reconhecimento na equipe, flexibilização de benefícios, programa de gestão de talentos etc.

Essa opção pode ser viável em cargos que não favorecem o reconhecimento de individualidades, como no caso dos Operacionais (chão de fábrica), mas também pode ser aplicada para desenvolver profissionais aptos a serem futuros líderes ou especialistas.

Administrar os méritos da equipe não é uma tarefa simples e não pode depender de achismos. “O RH precisa ter tudo bem documentado e alinhado, porque qualquer sentimento de injustiça ou favoritismo pode enfraquecer a motivação do time e ainda abrir brechas para passivos trabalhistas”, finaliza Rafael.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee