DPO: como obter parâmetros para um “cargo não localizado”

Ter acesso a pesquisas salariais bem estruturadas é importante para entender como ajustar as remunerações da empresa, criar tabelas salariais eficientes e/ou embasar as estratégias de captação, retenção e engajamento de talentos. É evidente o quanto essa fonte de informação acaba sendo uma grande aliada no momento de tomar decisões. 

Porém, mesmo nas pesquisas mais atualizadas, pode haver cargos ou papéis que não são localizados. Nesse caso, como seguir em frente?

Essa “invisibilidade” já aconteceu com o Product Owner e o Scrum Master. Agora, tem sido um entrave para aquelas empresas que buscam enquadrar a posição de DPO. A nossa intenção, com este conteúdo, é facilitar a sua pesquisa mesmo em casos mais complexos como este. Então pegue papel e caneta (ou abra um bloco de notas no computador) e veja como driblar esse obstáculo!

“Cargo não localizado”. E agora?

É raro, mas ainda existem cargos não encontrados em pesquisas salariais. Isso acontece porque, por mais que haja atualizações nas tabelas, as mudanças de mercado são constantes e impactam o surgimento de novos cargos e papéis. Foi o que aconteceu com o DPO, sigla para Data Protection Officer, o profissional encarregado pelo tratamento dos dados de uma empresa.

Esse é um cargo relativamente novo, derivado da instituição da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A normativa exige que as empresas tenham um responsável para essa função, mas, com o passar do tempo, muitas empresas viram a necessidade de não apenas delegar o papel e sim contratar um profissional para exercê-lo de maneira integral. 

Como o DPO é uma “novidade” no mercado corporativo – e há tantas nuances –, ainda não há amostras suficientes para serem habilitadas nas pesquisas, algo semelhante aos casos do Product Owner e Scrum Master. Porém, essa lacuna tem prazo para acabar. Com o crescimento dessa amostra, logo o cargo também poderá ser encontrado no sistema.

E aqui estamos nos referindo mais especificamente à ConsultaSalarial®, a pesquisa salarial da Carreira Muller, na qual vamos mergulhar daqui em diante. (vale lembrar que, se você quiser acompanhar as dicas que vamos passar, a plataforma está aberta para testes grátis. Basta clicar aqui e se inscrever!)

Mais situações de “cargos não localizados”

O DPO foi um exemplo, mas há outros cenários nos quais a busca por um cargo pode não ser bem-sucedida – inclusive por um problema de nomenclatura. Dentro da ConsultaSalarial® há uma base de dados com mais de 2 mil cargos e uma preocupação constante por incluir diversas nomenclaturas para um mesmo profissional.

Cargos gerais, como Gerente de Marketing, Comercial ou de Apoio podem aparecer com diversas nomenclaturas possíveis: na prática, têm a mesma função. O Analista de RH, por exemplo, que poderia soar como uma nomenclatura tradicional, também pode ser encontrado sob diversos sub-cargos ou nomes diferentes. 

Isso acontece porque a ConsultaSalarial® é atualizada semestralmente e leva em consideração o feedback dos clientes. As nomenclaturas foram incluídas conforme sugestão (inclusive, você pode fazer o mesmo solicitando à nossa equipe). 

Outra possibilidade para os “cargos não localizados” são aqueles mais específicos dentro da empresa. Nesse caso, indicamos duas possibilidades:

  1. Tomar como parâmetro os requisitos necessários ou qualificações adequadas comuns ao cargo e, com base nisso, buscar qual é a remuneração para a função. Por exemplo, vamos supor que você esteja buscando por um Mecânico de Produção. Esse é um cargo específico, mas que exige qualificações similares a um Mecânico de Manutenção. Então bastaria olhar para o cargo de manutenção como referência e adotar estratégia salarial semelhante.
  2. Olhar para dentro da sua empresa e estabelecer semelhanças de qualificação. Neste caso, você toma como base a remuneração dos cargos internos para profissionais que tenham formação acadêmica e experiências semelhantes. Por equivalência, vai notar que pode pagar o mesmo no comparativo ao cargo “X”.

Existe outra maneira de encontrar um cargo específico?

Sim! Se estivermos falando da ConsultaSalarial®, também é possível fazer buscas por descrições de cargo ou por requisitos. Para isso, basta redigir palavras-chaves que as opções vão surgindo no sistema. 

Uma alternativa é trabalhar com filtros e ir afunilando as buscas. O sistema oferece algumas opções e, pela descrição presente, é possível ter certeza daquilo que está procurando. Se, mesmo assim, você não conseguir chegar à resposta que precisa, a nossa Central de Atendimento também está pronta para ajudar. Basta ter uma lista de requisitos para que a equipe interna da Carreira Muller consiga analisar qual cargo é o ideal. 

Encontrei uma incompatibilidade entre cargo e descrição: o que faço?

A ConsultaSalarial® foi projetada para realizar comparações da melhor maneira possível, com processos bem estabelecidos e utilizando uma base de dados abrangente. Mas, ainda assim, pode ser que, ao conversar com o gerente da área em questão, a descrição do cargo não esteja adequada àquilo que o profissional realmente faz – principalmente se estiver olhando para a descrição que o mercado oferece. 

Nesse caso, a primeira dica é procurar no sistema a descrição mais compatível com aquilo que se busca. Pode ser que você esteja consultando por um Operador de Logística quando, na verdade, a descrição mais fidedigna é a de Operador Empilhadeirista. Esse tipo de dúvida você pode sanar olhando para a descrição e conversando com o gerente da área. Assim, terá certeza se aquele cargo realmente faz mais sentido.

No entanto, se for realmente verificada uma inconsistência, é possível enviar sugestões.  A nossa plataforma é ajustável e a equipe analisará junto a você as melhores opções.

Conhecimento e pesquisa para ajudar no dia a dia

Como você pode ver, além de uma plataforma completa, a Carreira Muller oferece suporte técnico e personalizado para ajudar com as dúvidas e até mesmo realizar ajustes – se necessário.  Quer testar a nossa plataforma? Inscreva-se e confirme que a ConsultaSalarial® é o que você precisa para elevar o nível de sua estratégia de remuneração.    

Também oferecemos conteúdos específicos que respondem dúvidas urgentes sobre o mercado. Confira o episódio completo do ConsultaAqui sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee