Carreira e Remuneração: planejamento traz competitividade

Todas as empresas buscam aumentar sua produtividade e reduzir os custos para ampliar seus lucros. Essa é uma das lógicas do capitalismo e o principal objetivo dos gestores das organizações. Rever contratos com fornecedores, cortar benefícios como cafezinhos e encontrar o ralo por onde pode estar escorrendo o dinheiro pode ser uma saída para alcançar a meta. Mas quando o corte de custos passa pelos salários a empresa corre riscos.

A afirmação é da professora de gestão do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Zeynep Ton. Ela escreveu o livro intitulado The Good Jobs Strategy ou A Estratégia dos Bons Empregos, em tradução livre. Na publicação, a professora conclui que a estratégia de crescimento das empresas precisa incluir uma política clara e objetiva de remuneração. De acordo com ela, o corte de salários ou de cargos na empresa traz um alívio imediato em situações de emergência, mas ao longo prazo compromete a competitividade da organização no mercado.

“Existe uma falsa sabedoria de que a melhor e talvez única maneira de oferecer os preços mais baixos e ser rentável é pela via do enxugamento total de custos. E isso passa pelos salários. O que é preciso saber, porém, é que um empregado bem remunerado é também mais comprometido com o bom desempenho da empresa”, explica Zeynep.

Deste modo, as empresas que possuem um plano de carreira e remuneração saem na frente mesmo quando estão em um momento desfavorável financeiramente. Com o funcionário satisfeito e enxergando possibilidades de crescimento, mesmo quando a empresa está em crise, existe a vontade de colaborar para que a situação melhore. No entanto, se ele não ver portas abertas para seu crescimento e é mal remunerado, no primeiro sinal de crise ele procurará por outro emprego.

Planejar a carreira e os salários dos colaboradores não é apenas uma maneira de tê-los ao lado da empresa em momentos difíceis, mas também uma forma de reter os bons profissionais que farão dela uma organização sempre em expansão no mercado. Atualmente, esta tem sido a função e o desafio dos setores de Recursos Humanos, que agregaram às suas atividades um perfil cada vez mais estratégico.

Fonte: Baseado em entrevista publicada na Exame.com

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee