Remuneração variável: por onde começar?

Costumamos falar muito sobre as possibilidades de criação de um programa de remuneração variável dentro das empresas. O tema é bastante amplo e permite muitas discussões conceituais e, justamente por isso, antes mesmo de pensarmos nos números, KPI’s e métricas, é preciso refletir sobre os primeiros passos.

Em um país com economia relativamente inconstante, como o Brasil, não onerar a folha de pagamento com salários é uma importante medida estratégica. Mesmo porque, já sabemos que, quando os salários fixos aumentam, logo o valor é incorporado pelo colaborador e a percepção desse ganho passa rapidamente.

O variável permite que a empresa trabalhe numa condição de ganha-ganha: se os resultados são alcançados, a equipe é recompensada por isso.

Além, é claro, de tornar viável o caminho para o atingimento de metas, selecionamos e comentamos outros dois motivos bem populares no mercado:

  • Valorizar a meritocracia

Essa é uma opção muito comentada, mas, para investir em uma política de variáveis com o intuito de valorizar a meritocracia no time, é preciso tomar uma iniciativa muito importante: deixar as regras do jogo bem claras.

Sem isso, colaboradores podem se desgastar imaginando por que um merece mais dinheiro que o outro, por que a meta do outro é mais fácil ou mais difícil, quem vai medir quem merece o que – e assim por diante.

Quando usamos esse termo dentro da remuneração, precisamos balizar alguns princípios, para evitar qualquer desconforto. O RH precisa esclarecer as regras com bons indicadorese, acima de tudo, pouca subjetividade.

O segredo é não deixar a decisão nas mãos do “eu acho” do gestor. Esse papel é das metas.

  • Distribuir o dinheiro de forma estratégica

 Antes de mais nada, aqui vale uma reflexão: as melhores empresas para se trabalhar são, necessariamente, aquelas que pagam os salários mais altos? Nem sempre!

Outras coisas podem ser trabalhadas além da remuneração mensal e os Incentivos de Curto Prazo fazem parte desse pacote.

O quadro abaixo exemplifica como é possível que o variável “compense”, em alguns casos, os salários frente ao mercado:

Podemos destacar alguns bons exemplos. No caso dos Gerentes, apesar de os salários estarem inferiores aos que é praticado pelo mercado, os Incentivos de Curto Prazo “corrigem” essa diferença. Isso acontece também de forma parecida com os Analistas, Técnicos e Engenheiros.

Ou seja, a política de cargos e salários deve ser repensada em conjunto com a remuneração variável.

Quer saber mais sobre o tema? Publicamos um webinar sobre o tema, com a participação especial do Robinson Carreira, diretor-presidente da Carreira Muller. Assista aqui. 

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee