[eBook] Avaliação de Desempenho: Por que e quando implantar?

Carreira Muller participará de evento que aborda Perfil do Profissional de Remuneração
03/05/2016
Carreira Muller 22 Anos | Um sonho realizado
16/05/2016

A gestão de pessoas está intrinsecamente ligada à implantação de um bom sistema de avaliação de desempenho, pois é por meio dele que os gestores poderão reunir informações indispensáveis para a tomada de decisões, além de ser um ótimo meio de auxiliar na disseminação da cultura e das estratégias da empresa para toda a equipe.

“A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que busca, a partir de variados métodos, conhecer e medir o desempenho dos colaboradores em um determinado período de tempo, propiciando, também, a comparação com avaliações anteriores e averiguando o quanto ele está evoluindo dentro da organização”, ressalta Fabio Bertoli, Consultor de Remuneração da Carreira Muller.

Segundo o profissional, a avaliação de desempenho auxilia a organização a manter os seus profissionais alinhados às expectativas da empresa, seja através de metas individuais alinhadas à da companhia, seja através de competências específicas ou comportamentos a serem desenvolvidos. É uma forma da organização se reinventar sem abrir mão dos talentos conquistados, ao mesmo tempo em que revê suas estratégias e posicionamento no mercado, se preparando para os mais variados cenários.

A avaliação mensura os resultados que os colaboradores tiveram durante o ano e auxilia no desenvolvimento de habilidades, levando ao impulsionamento da carreira dos funcionários, que podem adicionar resultados concretos às suas conquistas, elevando seu potencial profissional.

Sendo assim, de forma paralela, a Avaliação de Desempenho também pode auxiliar no engajamento dos colaboradores.

“Além da avaliação é preciso descobrir o que motiva cada colaborador: salário mais alto, novas oportunidades, benefícios, prestígio? Esses pontos, se bem trabalhados pela empresa e gestores, podem ajudar a alavancar o desempenho dos profissionais. E essas informações podem ser descobertas como decorrência da realização da Avaliação”, garante Bertoli.

É preciso que o gestor, em parceria com o departamento de RH, saiba identificar as necessidades e motivações do colaborador, através de uma conversa franca, e consiga alinhá-las com as da empresa, sabendo quais habilidades desenvolver para que o resultado esperado seja alcançado, otimizando as equipes e chegando a um desfecho que agrade a todos.

Para tanto, é preciso determinar metas, conversar sobre como concluí-las e se reunir para mensurar resultados e determinar novos objetivos, alinhar expectativas dos dois lados, verificando dificuldades e estratégias.

Existem diversas formas de se aplicar a Avaliação de Desempenho, que podem avaliar metas, desempenho, potencial e diversas outras possibilidades. 

Para apresentar alguns métodos de avaliação e de aplicação, além de dicas para um bom feedback, criamos um e-book especial sobre o tema e que você pode baixar gratuitamente clicando aqui

Não se esqueça de comentar o que achou do material postando um comentário abaixo!

Boa leitura!

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Assine a nossa newsletter

X