Divulgação de salários: será que a tática serve para seu negócio?

Quando o assunto é salário, nós pisamos em ovos; mas já parou para pensar por que tratamos o tema com tanto cuidado?

O que aconteceria numa empresa se cada funcionário soubesse o salário de todo mundo?

Para o professor norte-americano, David Burkus, a falta de transparência salarial atrapalha a convivência saudável dentro das empresas. Segundo ele mesmo explica em sua palestra do TED, quando a troca de informações fica assimétrica, ou seja, quando algumas pessoas sabem mais do que outras, a desconfiança pode desmotivar os funcionários e gerar conflitos na equipe. Às vezes, uma pessoa sente-se mal paga porque não conhece a realidade de mercado para seu cargo e também porque não faz ideia de quanto seus colegas recebem por funções similares.

Há alguns anos, o Instituto Nokia, atual Microsoft, enfrentava problemas por causa do clima de insegurança entre diferentes níveis da equipe. Os especialistas sentiam-se desconfortáveis porque achavam que recebiam menos que os gestores. Após a reestruturação da Arquitetura de Cargos e Salários, as políticas de remuneração foram abertas aos funcionários e os resultados práticos, a partir de então, foram notórios. Depois de entender a divisão dos grades salariais e as médias de mercado, 71% da equipe se sentiu mais satisfeita com a política de remuneração adotada e cerca de 86% disse estar de acordo com a administração dos benefícios.

Quando voltamos nossa atenção para o tema, descobrimos que, no final das contas, a transparência salarial acaba se tornando uma consequência de todo o trabalho de organização de cargos. Entenda mais sobre o assunto com essas quatro dicas:

01. Prepare sua estrutura para a transparência de salários

A abordagem do professor Burkus é polêmica porque, antes de se discutir a transparência de salários, é preciso analisar a cultura da empresa. Quando a Arquitetura de Cargos e as estratégias de remuneração não estão bem alinhadas, é comum encontrar brechas na organização do RH e, consequentemente, há mais funcionários insatisfeitos e mais crises relacionais entre a equipe. Se esse é o seu caso, não adianta simplesmente divulgar os salários, porque a base não é sólida. Estruture-se.

02. Vale a pena quebrar o paradigma?

Analisar se a tática é eficiente no seu caso é fundamental. Muitas vezes, para acalmar o desconforto da equipe, basta olhar com mais atenção para o Plano de Cargos e Salários.  Feito isso, se ainda houver a necessidade de tratar do assunto com mais transparência, a solução pode ser investir na exposição dos rendimentos.

03. O papel do endomarketing

Na semana passada, comentamos sobre a importância da liderança transparente, e agora vale ressaltar que a gestão de propósitos depende também da confiança construída por uma política salarial sólida. Sendo assim, como a clareza na remuneração pode ajudar a liderança?

Podemos responder esta pergunta com duas palavras-chave: maturidade e planejamento. Através do endomarketing é possível disseminar estes conceitos no corpo empresarial, em parceria com os líderes, ajustando o foco de trabalho. A tática, também conhecida como Marketing Interno, é voltada para os colaboradores e, além de guia-los, mantém o time alinhado e motivado.

04. Colocando em prática

Depois de todas as considerações, é hora de pensar em como apresentar essa estratégia para a equipe. É mais vantajoso apostar na divulgação das Trilhas de Carreira com grades salariais ao invés de cifras exatas, porque, na verdade, pouco importa o montante pago, e sim, a evolução da equipe. Quando isso acontece, há mais espaço para que o funcionário entenda por que pertence a determinado nível e, desta forma, trace metas reais de crescimento.

Assista a palestra do TED “Por que você deve saber o salário dos seus colegas de trabalho”, de David Burkus:

Receba nossos materiais e publicações

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee