Ano difícil, segundo previsões, 2015 exigirá criatividade do RH

Algumas análises feitas por importantes instituições nacionais e internacionais apontam que o ano de 2015 não será muito bom para o Brasil na área econômica, o que pode refletir na geração de emprego. Afinal, quando a economia não vai bem as empresas produzem menos, vendem menos, contratam menos e, claro, têm menos recursos para investir, exigindo assim, maior criatividade  do setor de RH.

Esse cenário pouco animador para o próximo ano foi pintado pelo banco americano Morgan Stanley. De acordo com um relatório divulgado pela organização financeira, o mercado de trabalho vai estar em queda no país em 2015, resultando em uma taxa de desemprego de 6,1% e em uma redução de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto).

Alguns analistas também apontam que o próximo ano não será favorável para os aumentos salariais e concessões de bônus. Janeiro deve começar com expectativa de ajustes na economia, o que deixa o cenário mais instável e as empresas mais cautelosas para conceder aumentos, benefícios e contratar.

Qual o papel do RH neste contexto?

Caso esse cenário realmente se confirme, o setor de Recursos Humanos ganhará ainda mais destaque. Afinal, se as previsões são essas, as organizações se encontrarão diante de grandes desafios. Algumas questões precisarão ser respondidas: como motivar os colaboradores sem recursos financeiros? Como manter ou aumentar a produtividade sem conceder aumentos de salários?

Embora a responsabilidade por esses temas não ser totalmente do RH, a área tem muito a colaborar para que os problemas decorrentes da contenção de investimentos não aconteçam.

“O clima organizacional, a relação com os colegas de trabalho e o líder, além de políticas que promovam o bem-estar do funcionário são fatores levados em consideração. É importante lembrar que nem todo incentivo financeiro é efetivo”, explica o gestor de marcas da Carreira Muller, Emerson Costa.

Ainda de acordo com o profissional, diante desse cenário é importante que uma estratégia de carreira e remuneração esteja bem definida. Isso permite que os gestores enxerguem a companhia com um todo, vendo os profissionais que estão acima da média de mercado, as áreas que estão defasadas, os profissionais críticos que podem deixar a companhia por conta de não terem como trilhar uma carreira, entre tantos outros pontos.

Ter um plano de carreira e remuneração é uma estratégia que mantém os profissionais chave, dá a possibilidade de enxergar, se necessário, os pontos a serem cortados e garante a economia financeira a curto e médio prazo, com a Remuneração Total alinhada com o mercado durante a possível crise que possamos passar.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee