Um plano de remuneração eficiente começa com alicerce e planejamento

Em muitos momentos da nossa vida, tomamos o cuidado de fazer as coisas depois de pensar bem a respeito e considerar diversos caminhos. Por exemplo, se você quer aumentar a sala da sua casa, não começa a obra simplesmente quebrando as paredes para, só depois, pensar no resultado final, colocar os alicerces e subir os muros. É preciso pensar na planta primeiro, contratar mão de obra especializada e calcular os gastos com calma. Se você pensa assim sobre a reforma de uma casa, por que não fazer desta forma também quando o assunto é a estrutura de remuneração da sua empresa? Isso porque, em muitos casos, as organizações começam a estruturar o plano de cargos e salários sem criar um alicerce, sem definir a estratégia e o planejamento, indo, por exemplo, direto para a descrição de seus cargos.

“Durante muitos anos, o mercado não tinha referências de comparação e, por isso, era comum começar um plano de cargos e salários pela descrição das funções, pois os parâmetros precisavam ser criados. Mas hoje, o mercado é quem dita as regras, influenciando, diretamente, os negócios. Sendo assim, é preciso instituir uma visão ‘de fora para dentro’. Ou seja, descobrir o que as pessoas desejam, o que o mercado precisa. Um olhar panorâmico garante a eficácia das táticas de remuneração e a retenção de talentos. Exatamente por isso, um plano de cargos e salários bem-sucedido começa com a organização lógica das funções. É necessário alinhar os sonhos do RH, a realidade do mercado e a política interna da empresa”, explica o diretor-presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Assim, o primeiro passo é definir a arquitetura de cargos, que vai além das atribuições e foca no planejamento e na estratégia para gestão de pessoas, para então partir para a descrição dos cargos.

Na prática

Pensando, justamente, em auxiliar os profissionais a serem assertivos, principalmente em suas estratégias relacionadas ao Plano de Cargos e Salários da empresa em que estão inseridos, criamos um módulo avançado do curso de Remuneração, que vai auxiliar você a ampliar sua visão estratégica. Esse curso é classificado como avançado, pois se direciona a profissionais que já têm conhecimento prévio da ferramenta que utilizamos, já fizeram o nosso curso de Plano de Cargos e Salários e desejam aprimorar a gestão para adquirir uma visão mais estratégica.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee