Um plano de remuneração eficiente começa com alicerce e planejamento

Em muitos momentos da nossa vida, tomamos o cuidado de fazer as coisas depois de pensar bem a respeito e considerar diversos caminhos. Por exemplo, se você quer aumentar a sala da sua casa, não começa a obra simplesmente quebrando as paredes para, só depois, pensar no resultado final, colocar os alicerces e subir os muros. É preciso pensar na planta primeiro, contratar mão de obra especializada e calcular os gastos com calma. Se você pensa assim sobre a reforma de uma casa, por que não fazer desta forma também quando o assunto é a estrutura de remuneração da sua empresa? Isso porque, em muitos casos, as organizações começam a estruturar o plano de cargos e salários sem criar um alicerce, sem definir a estratégia e o planejamento, indo, por exemplo, direto para a descrição de seus cargos.

“Durante muitos anos, o mercado não tinha referências de comparação e, por isso, era comum começar um plano de cargos e salários pela descrição das funções, pois os parâmetros precisavam ser criados. Mas hoje, o mercado é quem dita as regras, influenciando, diretamente, os negócios. Sendo assim, é preciso instituir uma visão ‘de fora para dentro’. Ou seja, descobrir o que as pessoas desejam, o que o mercado precisa. Um olhar panorâmico garante a eficácia das táticas de remuneração e a retenção de talentos. Exatamente por isso, um plano de cargos e salários bem-sucedido começa com a organização lógica das funções. É necessário alinhar os sonhos do RH, a realidade do mercado e a política interna da empresa”, explica o diretor-presidente da Carreira Muller, Robinson Carreira.

Assim, o primeiro passo é definir a arquitetura de cargos, que vai além das atribuições e foca no planejamento e na estratégia para gestão de pessoas, para então partir para a descrição dos cargos.

Na prática

Pensando, justamente, em auxiliar os profissionais a serem assertivos, principalmente em suas estratégias relacionadas ao Plano de Cargos e Salários da empresa em que estão inseridos, criamos um módulo avançado do curso de Remuneração, que vai auxiliar você a ampliar sua visão estratégica. Esse curso é classificado como avançado, pois se direciona a profissionais que já têm conhecimento prévio da ferramenta que utilizamos, já fizeram o nosso curso de Plano de Cargos e Salários e desejam aprimorar a gestão para adquirir uma visão mais estratégica.

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee