Diretrizes para o RH em tempos de crise

O ano de 2015 veio e com ele uma crise que abalou o cenário político, econômico e social do nosso país. Em meio às incertezas que surgiram, empresas de todos os segmentos passaram a ter de resolver questões iminentes, se preparar para um futuro também incerto e a ter de tomar decisões envolvendo números e o seu capital humano. Isso também aconteceu com o RH.

E é esse o ponto que eu quero abordar: é somente através de pessoas que as empresas tomarão as decisões corretas. Falo isso com a certeza de quem está há mais de 30 anos no mercado, acompanhando de perto tudo que acontece com o setor de Recursos Humanos.

O RH tem importância fundamental nesse cenário, pois é ele que pode indicar ações positivas, negativas ou até neutras para as estratégias da empresa. No entanto, por falta de metodologia e técnica, muitas vezes as indicações são pautadas na experiência ou percepções dos profissionais desse setor que, embora importantes, devem estar respaldadas em informações precisas e atuais.

Felizmente, não existe mais espaço para achismos ou suposições sem fundamentos. É preciso que as decisões sejam tomadas em função de indicadores apurados por meio de métodos sérios. Há alguns anos, criamos na Carreira Muller o SalaryMark®, que é justamente uma metodologia dinâmica que entrega ao RH um plano de gestão completo, com informações factíveis e atualizadas de mercado. Ele foi pensado para ajudar o RH em dois aspectos principais:

– O primeiro deles é na definição da arquitetura de cargos, com a criação de planos de carreira que dão a perspectiva de crescimento que o colaborador terá – um dos principais fatores de atração e retenção de talentos.

– O segundo está ligado à implantação de uma estratégia de remuneração focada em rentabilidade da empresa, satisfação do colaborador e bastante alinhada às praticas do mercado no qual a organização está inserida.

É importante ressaltar que continua cabendo à empresa a decisão estratégica de como deve ser a definição da trilha de carreira dos empregados e como ela irá investir os seus recursos financeiros, mas o SalaryMark® dará diretrizes.  Um exemplo prático são as muitas companhias que acham que estão remunerando adequadamente, às vezes até imaginam que estão pagando acima do mercado, mas não tem certeza e nem fazem ideia de onde possam estar os excessos desse pagamento. Nesse caso, o SalaryMark® faz a indicação dos padrões salariais adequados para a empresa.

Em outras palavras, utilizar o método é como usar o “GPS” para dirigirmos em áreas que não conhecemos. A partir das grades salariais e as estratégias de remuneração indicadas por ele, a empresa conduz suas estratégias com precisão;  ele indica como remunerar e quanto pagar com base no que o mercado pratica. Num momento turbulento como esse, as empresas não têm margem para erro e precisam avaliar com precisão se estão investindo os recursos corretamente, e a metodologia cumpre justamente esse papel.

Nos próximos meses, a Carreira Muller estará ainda mais próxima de você, profissional de RH. Preparamos uma campanha que terá todo um conteúdo exclusivo para auxiliá-lo para se preparar para o ano que chega. Queremos ser seus parceiros no desenvolvimento de um planejamento concreto e factível, colocando à sua disposição soluções e informações que irão ajudá-lo a prever e superar desafios que estão por vir.

Conte conosco!

#planeje2016 #budget2016 #fortalecerem2016

 

Robinson Carreira | Diretor Presidente da Carreira Muller Consultoria

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee