A tecnologia automatizou muitas das tarefas rotineiras do RH, permitindo que sobre mais tempo, recursos e disposição para tudo o que envolve o desenvolvimento tático dos negócios.
Por outro lado, as expectativas do mercado quanto à gestão de pessoas também têm aumentado – os colaboradores esperam que as empresas planejem melhor as rotas de crescimento de carreira e tratem o assunto com transparência.
Nesse cenário, as empresas precisam investir para se aproximar, cada vez mais, do que se popularizou como “RH estratégico”.
Se você fizer uma rápida busca pelo Google, vai encontrar muitos artigos sobre o tema, com muitas dicas e passos para colocar em prática – mas será mesmo que há uma receita pronta para isso?
Em remuneração, quando pensamos nas estratégias, é praticamente impossível encontrar um modelo que se encaixe perfeitamente nas necessidades da empresa – ou seja, dificilmente, o que funciona para um caso funciona em todos os outros.
Não há um único modo de motivar equipes, se posicionar no mercado, estruturar carreiras. Tudo depende do foco da empresa, do meio em que ela está inserida, do perfil das equipes etc.
O mais importante, antes mesmo de se falar em RH estratégico, é dar alguns passos para trás e ter uma visão mais panorâmica.
Precisa de um pontapé inicial? Uma boa pesquisa de mercado serve de base para todas as ações táticas do RH!
As mudanças de cenário na economia, política e tendências dos segmentos influenciam diretamente no andamento do negócio e determinam, inclusive, o posicionamento estratégico da empresa.
Os profissionais de Remuneração precisam estar conectados com números e indicadores econômicos para aprimorar sua gestão financeira e para sugerir novas abordagens, porque, hoje em dia, informação vale ouro e ter acesso aos dados de mercado amplia a visão de mundo da empresa.
Precisa dar O PRIMEIRO PASSO para construir um RH estratégico? INVISTA EM PESQUISA DE MERCADO!
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