Todos os dias, Marília chega na empresa em que trabalha, passa pela catraca, entra no elevador, bate o ponto e, quando está prestes a chegar em sua mesa, passa por uma placa pendurada na parede do seu departamento com uma frase do poeta polonês, Stanislaw Jerzy Lec.
“Para se chegar à fonte é preciso nadar contra a corrente”.
Ainda que estivesse ali há alguns meses, naquela manhã em especial a placa parecia ter uma relevância maior. Era dia do Psicólogo, profissão que Marília exercia há 15 anos. A frase, mesmo parecendo óbvia, a fez refletir sobre o seu dia a dia, já que ela levanta a percepção de que é preciso ‘força’ para enfrentar a ‘força’ contrária. E Marília sabe bem o que é isso. Como parte do time de RH, ela tem o papel primordial de ser um agente de integração entre colaboradores e companhia, tendo que atuar constantemente para incentivar e manter o engajamento dos colaboradores, sem perder o foco no negócio.
Nem sempre foi assim. Antes o departamento preocupava-se em cumprir a legislação e garantir os pagamentos no final do mês. Hoje, temas como resiliência, dedicação e força parecem fazer ainda mais parte da rotina corporativa do setor. E o psicólogo reúne características essenciais para fazer com que todos remem na mesma direção, mesmo que a maré esteja brava.
Compreender o homem como um todo, e não apenas considerar suas habilidades técnicas, é uma das características deste profissional que mais agrega dentro da rotina das empresas. Habilidades como equilíbrio e capacidade de tomar decisões eficientes e humanas, farão com que o psicólogo seja um elo para que todos dentro da companhia possam chegar ao resultado comum.
Mas, é muito mais que isso. Como figura com papel cada vez mais estratégico, este profissional deve estar a par das estratégias da empresa e das características desejadas em novos talentos, ou seja, fazer análises comportamentais de forma estratégica para alcançar resultados. As habilidades e competências na gestão de pessoas permitem que o psicólogo conduza os objetivos da empresa e do colaborar para a mesma direção, com um olhar humanístico e administrativo ao mesmo tempo.