“O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”. O autor desta frase é Bill Gates, magnata norte-americano, fundador da Microsoft e o homem mais rico do mundo atualmente. Gosto de usá-la no meu dia a dia porque retrata algo muito relevante para o mundo corporativo: a importância de saber reunir e utilizar a informação adequadamente para a tomada de decisões.
Acredito que uma gestão bem amparada por dados e indicadores tem muito mais chances de atingir resultados eficazes, em menor tempo e poupando as equipes envolvidas. No dia a dia do RH, nos deparamos com desafios variados. Precisamos ser estratégicos, atrair e reter talentos, otimizar recursos, olhar criticamente para o mercado em que a nossa empresa atua, compreender quais são as principais tendências e práticas. Também temos que acompanhar o comportamento dos concorrentes, para então determinar uma política salarial compatível, definir benefícios e incentivos atraentes – e que ao mesmo tempo não prejudiquem a saúde financeira da companhia. Assim, estabelecemos planejamentos de carreiras adequados. Um caminho longo e que exige cuidado e atenção.
Mas como reunir informações confiáveis e que possam ditar a maneira mais segura de se fazer tudo isso? Por meio de pesquisas – sem elas não é possível conhecer o mercado e traçar as melhores estratégias, em especial as salariais. Você pode manualmente tentar realizar todas as atividades que eu descrevi acima, mas estará limitado a uma base pequena de dados. Em um momento de incertezas como o atual, dados factuais – e reais – são imprescindíveis. E com uma pesquisa salarial abrangente e consistente é possível estabelecer uma política de gestão e remuneração adequada e compatível com as práticas de mercado.
Aqui na Carreira Muller nós desenvolvemos a ConsultaSalarial®, que foi toda planejada para servir de base para decisões estratégicas do RH. Ela consiste em uma fonte de informações bastante completa, que dá acesso a detalhes sobre o comportamento de empresas que atuam no seu segmento ou região, que possibilita que você extraia informações de maneira fácil, mas inteligente e, baseado nelas, consiga colocar em prática uma gestão e remuneração eficaz.
É importante lembrar que para que a pesquisa traga elementos que valham uma análise e definição de um planejamento baseado nela, é preciso que esteja alinhada com os objetivos da organização. Ou seja, a pesquisa trará diretrizes, mas se o mercado escolhido não for o correto, de nada valerão os dados levantados. Portanto, como profissional de RH, é seu papel fazer esse meio de campo, alinhando as estratégias da empresa com a pesquisa.
Comecei meu artigo dizendo que a informação é essencial. E agora concluo com esse mesmo raciocínio, pois em um momento de instabilidade como o atual, não dá para seguir no “achismo”. Esta é a hora de se fortalecer e se cercar de indicadores valiosos ligados à remuneração, benefícios e tendências. Assim, os gestores de RH estarão preparados para enfrentar desafios atuais e futuros.
E lembre-se: você não está sozinho! Estamos aqui para ajudá-lo a se planejar.
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Marco Schanoski | Diretor de Pesquisa da Carreira Muller Consultoria
Carreira Muller | Construindo Sentidos