A terceira edição do Estudo Perfil RH, desenvolvido pela Carreira Muller traçou um paralelo entre o profissional de Recursos Humanos e a situação política e econômica desfavorável do Brasil, atualmente. O levantamento mostra o que pensam as pessoas da área em todos os níveis hierárquicos, como se comportam e como enxergam o momento presente e futuro.
Como o RH tem se posicionado frente a esses problemas que a crise levou para dentro das empresas? Como poderá contribuir para melhorar a situação nos aspectos do negócio, no que tange à rentabilidade e nos aspectos pessoais, referentes à vida?
Além das questões ligadas ao mercado, o estudo aborda com profundidade a personalidade do profissional de RH. A questão da ambição que move esses trabalhadores em busca de um lugar ao sol é um dos principais pontos. Mas como ele se comporta para atingir seus objetivos? O aprendizado diário faz parte de sua rotina? Nesse sentido, o tema moral foi explorado com muita força e é o grande ponto de reflexão do Estudo.
Também, de maneira inédita, o levantamento introduz o tema bagagem cultural proporcionado por intercâmbios e viagens internacionais. O RH é uma área que tem oportunidades de trocas culturais? Para onde o RH tem viajado? Os profissionais pretendem investir neste quesito nos próximos dois anos? Quais os destinos mais buscados?
“A crise é provocante! Ela nos força para algum tipo de movimento, em especial, os de reflexão. Cresci ouvindo que o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas. Afinal, a própria pergunta é uma crise em si. Ela te faz refletir, mexe com valores e certezas. Portanto, é preciso questionar o que estamos fazendo para melhorar o que vemos. Espero que esse estudo seja como um gatilho que estimule essas reflexões no RH, pois perguntas não faltaram”, explica o gestor de marcas da Carreira Muller, Emerson Costa.
Além desses dados, o estudo também abrange:
Prognósticos internos sobre o tema crise: como os RHs estão refletindo o posicionamento das empresas frente ao momento político e econômico?
Evolução de carreira no RH
- Quais os subsistemas de RH que mais exportam líderes
- Quais os sentidos que movem os profissionais de RH nos mais variados níveis
A formação do profissional de RH
- O RH tem mais psicólogos ou administradores atualmente?
- A pós-graduação é maioria na área?
- Mestrado e doutorado, o RH tem?
- Quais os cursos de curta duração que o RH mais faz
- Quais os livros mais lidos?
Experiências internacionais: o RH tem?
- Quais os países mais visitados
- O RH faz intercâmbio para aprimoramento da língua ou ganho de bagagem cultural?
- Para quem ainda não fez, quais são as expectativas de investimento e tempo que pretendem investir em uma experiência internacional?
Projetando 2020: o que planejar para os próximos 4 anos?
Carreira Muller | Construindo Sentidos
Uma resposta
Olá, achei o material do Ebook Carreira Muller, que cita como anda o Profissional de RH muito interessante e estou utilizando como referência para um artigo acadêmico..
Para tanto, gostaria de ter as referências do mesmo, visto que não as localizei, assim como o ano de publicação do mesmo. Aguardo um retorno e desde já agradeço.