Estratégias de Remuneração para times de vendas

Como trabalhar com comissões para os times de vendas?

Antes de mais nada, quando falamos sobre Remuneração para times de vendas, é importante saber que a estratégia acaba sendo bem diferente da aplicada para o público administrativo e operacional. O comparativo deixa de ser com empresas locais e regionais e ganha amplitude. É como diz Felipe Cruz, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller: para o time comercial, pouco importa se um concorrente está perto ou longe, o fator mais importante é o tipo de produto comercializado.

Pense conosco: vender uma bolacha é a mesma coisa que vender um guindaste? Definitivamente não.

Existem diferentes tipos de venda, que “pedem” por diferentes estratégias de Remuneração.

Quais são eles?

Ainda que haja outros tipos, vamos trazer os dois mais conhecidos: 

1º) Vendas transacionais

É o modelo tradicional, mais simples. O produto é comercializado naturalmente, sem precisar dar muita explicação – seja pela força da marca que carrega, seja por atender as necessidades de muitos clientes. 

Geralmente não é preciso adotar estratégias para que a venda aconteça: o vendedor responde à demanda do próprio cliente. É aquela venda certa, prevista, esperada.

O vendedor NÃO precisa de conhecimento técnico para vender. O diferencial está na comunicação.

Por exemplo: biscoitos, refrigerantes, roupas, calçados…

2º) Vendas consultivas

É aquela que traz consigo um processo mais complexo de venda. Muitas vezes é preciso convencer o cliente da necessidade do produto/serviço, explicar funcionalidades, requisitos técnicos, limitações do produto. O vendedor gasta muito tempo em todo o processo: fica indo e vindo com orçamento, verificando com sua área de operação se o produto atende ou não as particularidades do cliente. Pode ser que o vendedor fique, inclusive, tempos sem vender – mas depois feche um grande contrato!

O vendedor precisa de MUITO conhecimento técnico para vender. A venda não depende só dele.

Por exemplo: insumos agrícolas, máquinas e equipamentos robustos, software de gestão, pesquisa salarial…

Nesse tipo de venda, que exige certa expertise do vendedor, fica mais difícil contratar alguém para a posição utilizando salário muito conservador, apostando quase tudo no variável.

Como montar um mix considerando os diferentes tipos de vendas?

A recomendação é a seguinte: para vendas transacionais, cuja demanda é garantida, o variável mensal pode ser mais agressivo com relação ao salário fixo. Já para vendas consultivas, que não dependem inteiramente do vendedor, é o oposto: precisa “carregar” no salário fixo para garantir qualidade de vida ao profissional — e depois complementar com a comissão.

Em nosso estudo de práticas comerciais, mostramos como isso funciona na prática. Em mais de 20% das empresas que participaram deste estudo, o percentual de variável em relação ao salário fixo fica entre 31 e 50% para vendedores no target

Felipe Cruz dá a dica do que se vê usualmente no mercado:

Vendas transacionais

50/50

50% salário fixo + 50% comissão (remuneração variável)

Vendas consultivas 

70/30

70% salário fixo + 30% comissão (remuneração variável)

Em nosso estudo, também vimos que mais de 23% das empresas atrelam a comissão a um percentual do faturamento (e não ao salário). Essa é uma prática que NÃO recomendamos.

Então, o que a Carreira Muller recomenda para os times de vendas?

Recomendamos ter uma política de comissão atrelada ao salário, com um target, um mínimo e um máximo bem estabelecidos. Isso traz mais estabilidade tanto ao vendedor, que entenderá melhor como seu desempenho diário influenciará nos seus pagamentos, quanto à empresa, que tem maior previsibilidade do faturamento.

Obviamente, não estamos sugerindo colocar um teto de vendas para limitar o vendedor. O que queremos dizer é que é fundamental organizar e estruturar a área em uma estratégia que considere:

  • Qual vai ser o mix que eu vou trabalhar de Remuneração?
  • Qual será o percentual fixo? E variável?
  • Quais indicadores eu vou utilizar?
  • Eu vou garantir um mínimo ou um máximo de comissão?
  • Quais ferramentas eu vou oferecer para o profissional?

Assim, você garante o equilíbrio interno da empresa e, ao mesmo tempo, sabe como o mercado está trabalhando. 

Vale lembrar que uma empresa que vende guindastes não pode ser comparada com uma empresa que vende sabonetes, mesmo que ambas estejam localizadas na mesma cidade. A comparação deve ser 100% com quem vende produtos correlatos, seja uma empresa na cidade vizinha, seja em outro estado, seja a 3000 quilômetros de distância. 

É para esse tipo de empresa que você corre o risco de perder seu vendedor. E, quando o vendedor vai embora, geralmente ele leva uma carteira de clientes com ele! :O

Então, olhe para esse público com atenção e pense em estratégias para engajar esse profissional em sua empresa. Você pode assistir ao nosso estudo comentado sobre práticas comerciais clicando aqui

E, se precisar de ajuda, já sabe: fale com um dos nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee