Educação social é com o RH

O papel do RH dentro de uma empresa vai além da contratação do melhor funcionário para cada vaga e de ser o elo entre os interesses da diretoria e dos colaboradores. Somada à toda responsabilidade que o cargo possui está a tarefa de ajudar a manter agradável e cooperativo o ambiente de trabalho.

Entretanto, algumas empresas enxergam ainda mais longe: querem educar os contratados em outras modalidades, aplicadas à vida pessoal e que ecoam também no âmbito profissional.

Um exemplo recente é o da Volkswagen, que, com o intuito de evitar problemas com um possível corte no fornecimento da água, desde 2010 tem metas para reduzir em 25% o consumo em sua sede e filiais. A meta está próxima de ser alcançada graças a iniciativas dos próprios colaboradores, que fornecem ideias de economia baseadas na experiência diária do trabalho e visualizam o que os diretores levariam tempo e muita pesquisa para descobrir. Com a crise hídrica cada vez mais próxima, a campanha se mostra mais urgente, além de poder ser aproveitada na economia doméstica.

A Polícia Rodoviária Federal já palestrou para 200 funcionários do Frigorífico JBS sobre as leis de trânsito e como dirigir de forma segura, com o intuito de diminuir acidentes dos colaboradores no caminho para as residências, principalmente no período de festas, algo que afeta a vida social não só deles, mas da empresa como um todo.

No Senado há um projeto de lei que visa dar subsídios para empresas criarem bicicletários e fornecer bicicletas aos funcionários. A iniciativa tem intenção de, com isso, ajudar a diminuir a emissão de gases tóxicos na atmosfera, e o fator humano ganha na prática de esportes, deixando o sedentarismo de lado. Caso a lei seja aprovada, é imprescindível que as empresas que optarem pelo financiamento dos bicicletários orientem os colaboradores em como pedalar com segurança e todos os equipamentos necessários.

Outras iniciativas podem incluir cursos de finanças pessoais, reciclagem e até um primeiro contato com o voluntariado e algumas ações sociais.

As particularidades e objetivos de cada empresa devem ser conciliadas para a implantação de medidas educativas, além de se levar em conta a rotina do colaborador, ou seja, é preciso alinhar bem as expectativas dos dois lados.

Para a empresa, o ganho é, além de economia, a motivação dos funcionários e melhora no ambiente de trabalho. Para os colaboradores, há a educação e o auxílio em diversos setores, que reverberam também na vida pessoal de cada um, podendo auxiliar na parte financeira, uma vez que as medidas podem ter reflexo nos gastos diários, tornando o salário ainda mais proveitoso e tendo a diferença sentida nas contas e até no estilo de vida.

Independente do que é realizado, é importante quem realiza: as ideias da equipe do RH de cada negócio podem modificar o ambiente profissional, tornando-o mais do que agradável, e sim um verdadeiro segundo lar. E você, já teve alguma ideia para a sua empresa?

Carreira Muller | Construindo Sentidos

 

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee