Você olha para o relógio e vê que seu expediente está acabando, mas ainda tem muita coisa para fazer – para hoje? Tal comportamento está cada vez mais comum, e não só no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria Right Management com 325 empregadores mostrou que, em comparação com 2008, ano da crise econômica mundial, os trabalhadores estão ficando mais nos escritórios em 2013.
De acordo com o estudo, 67% dos empregados estão ficando mais tempo nos escritórios, 23% negam que a jornada tenha ficado maior e 10% acreditam que o horário se estendeu.
Se essa situação é bem familiar para você, siga essas dicas e fuja das jornadas de trabalho longas:
Desligue-se da tecnologia!
Com a tecnologia em todo lugar, é comum verificarmos e-mails corporativos ou atender ligações fora do expediente. Não faça isso! É preciso saber se desligar e descansar.
Delegue atividades
Se você está em posição de liderança, não centralize todas as tarefas em você. Saber delegar demonstra confiança em seus subordinados. Só verifique as atividades de cada um para não sobrecarregar ninguém.
Saiba dizer“não”
É difícil, mas para não sobrecarregar sua jornada, é preciso saber dizer “não” para seus superiores e colegas, não aceitando mais trabalho do que pode aguentar.
Faça sua jornada conhecida
Divulgue seus horários e compromissos, assim, a equipe fica ciente e vai começar a se organizar melhor antes de falar ou pedir algo a você.
Nada de ser Workaholic
Os viciados em trabalho já não são tão bem vistos pelas empresas. É preciso que cada um tenha um tempo para descansar e se divertir, para aí sim voltar ao trabalho com energias renovadas.
Separe um tempo
Reserve horários para ler e-mails, jornais ou fazer reuniões, etc. Ao cumpri-los, não haverá problemas caso precise fazer algum trabalho extra.
Não procrastine
Nada de ficar enrolando e deixar as coisas para depois! Quando chegar a hora de entregar, evite desesperos. Se tem uma tarefa, faça-a!
Carreira Muller | Construindo Sentidos