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Diagnósticos de Remuneração: o que são e para que servem?

Todo profissional de RH ou Remuneração, em algum momento da sua trajetória profissional, já precisou implementar mudanças importantes e se deparou com um grande desafio: reunir argumentos sólidos para convencer as lideranças.

Quando isso acontece, por onde começar, já que nem sempre os resultados da pesquisa são suficientes para analisar um problema a fundo e determinar o plano de ação? 

É aqui que entram os diagnósticos de remuneração, ferramentas que ajudam as empresas a tomar decisões assertivas e evitar armadilhas de mercado. 

Nesse conteúdo, vamos apresentar 5 categorias de análises estratégicas para embasar a área de Recursos Humanos e suas estratégias com dados direcionados. Quem nos ajuda nesta tarefa é Felipe Cruz, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller.

Por que realizar um Diagnóstico de Remuneração?

Imagine ir a um clínico geral com uma dor de estômago. Ele pode até dar uma solução genérica, mas, se a dor persistir, você precisará de uma investigação mais detalhada, feita por um gastroenterologista, para entender as causas subjacentes e encontrar o tratamento adequado. O mesmo vale para sua estratégia de remuneração: uma simples pesquisa pode apontar um problema, mas para resolvê-lo com precisão, é necessário ir além do superficial.

Os diagnósticos de remuneração vêm, então, para ajudar a entender as causas e os efeitos dos desafios enfrentados pelas empresas. Permitem que você compreenda, em detalhes, por que certos problemas surgem na sua organização – seja a dificuldade em reter talentos, a falta de competitividade no mercado, a insatisfação dos colaboradores com a remuneração, entre tantos outros.

“E quando você busca entender a fundo qual é o problema da empresa, consegue apresentar uma solução cirúrgica para aquele problema, antes de tomar uma reação reativa que pode não ser eficaz”, diz Felipe.

É natural que muitas empresas cometam o erro de agir impulsivamente diante de um problema identificado em suas estratégias de remuneração. Mas esse tipo de resposta reativa pode levar a decisões custosas e, muitas vezes, ineficazes. Por isso, quanto mais você entender a raiz do problema, mais precisa será sua solução – e, em muitos casos, a solução pode nem mesmo requerer um grande investimento financeiro.

Por exemplo, uma simples revisão na estratégia de remuneração pode ser suficiente para contornar a situação. Só que ajustar o rumo sem grandes desembolsos muitas vezes exige uma abordagem meticulosa e baseada em dados. É aí que os diagnósticos específicos se destacam.

Diagnóstico geral x diagnósticos específicos

Não existe uma solução única para todos os desafios de remuneração – e cada empresa possui suas particularidades.  Dependendo da sua necessidade, é possível realizar um diagnóstico geral, que aborde todos os aspectos da remuneração dentro da empresa. No entanto, quanto mais direcionado for o diagnóstico, mais eficaz será a solução.

Um olhar cirúrgico sobre os dados permite que a empresa ajuste sua estratégia com precisão, aumentando a competitividade e satisfação interna sem desperdício de recursos. Esses diagnósticos “personalizados” podem ser focados em remuneração executiva, estrutura organizacional ou até mesmo em incentivos de curto prazo

Qual tipo de diagnóstico é melhor para cada situação?

A Carreira Muller, por exemplo, tem em seu portfólio soluções mais generalistas, que analisam a empresa como um todo, e diagnósticos específicos, um para cada tipo de problema. 

“Nós sempre recomendamos à empresa identificar uma situação da maneira mais específica possível para, assim, conseguirmos atacar um problema de cada vez”, explica Felipe. Vamos citar 5 tipos de abordagens:

  1. Diagnóstico de estratégia: este tipo de diagnóstico examina a estratégia da empresa em relação ao mercado, indo além da simples comparação salarial das pessoas. O foco é garantir que a estratégia, através da tabela salarial, esteja não apenas alinhada com o mercado, mas também com os objetivos internos e a cultura organizacional.
  2. Diagnóstico de benefícios: medimos toda a competitividade dos benefícios oferecidos pela empresa, comparando-os com um mercado específico, para identificar e implementar os programas que mais trazem valor aos colaboradores. 
  3. Diagnóstico de estrutura: entendemos a estrutura organizacional da empresa e a comparamos com as práticas de mercado, avaliando distribuição dos níveis, nomenclaturas, span of control, entre outras análises.
  4. Diagnóstico de remuneração executiva: avaliamos a competitividade de todo o programa de remuneração aplicado ao nível executivo, considerando ILP e avaliação dos cargos, entre outras informações.
  5. Diagnóstico de remuneração variável: trazemos toda a competitividade do programa de remuneração variável praticado pela empresa e o medimos frente às melhores práticas de mercado. Também avaliamos cenários de adequação de acordo com a estratégia definida pela empresa.

Com qual frequência realizar um diagnóstico?

Felipe destaca que não há uma frequência fixa: eles podem ser pontuais, focados em situações emergenciais, ou abranger questões estratégicas de longo prazo. 

“Por exemplo, ao surgir um problema com os executivos de uma empresa, é importante compará-los com o mercado e analisar diversos aspectos como ILP, ICP, benefícios e remuneração fixa. O diagnóstico oferece uma solução estratégica que não só resolve o problema imediato, mas também impacta a organização a médio e longo prazo, garantindo uma solução duradoura que influencia a estratégia da empresa”, diz.

O que não pode é deixar ao acaso suas estratégias de remuneração. E ter uma voz externa que aponta os problemas e sugere soluções baseadas em benchmarks de mercado é uma poderosa ferramenta de convencimento dentro da empresa. 

Se você ainda não considerou um diagnóstico detalhado para sua empresa, agora pode ser o momento. Pode ser um abrangente, que forneça uma visão geral da organização, ou um específico, que se concentre em um problema particular: estrutura organizacional, remuneração executiva, remuneração estratégica, remuneração variável, etc. Essa abordagem direcionada permite que você seja mais eficaz na busca pelos seus objetivos, atendendo de forma precisa às suas necessidades.

Para saber se você tem direito a qualquer um dos diagnósticos da Carreira Muller, fale com nosso time comercial! No 95º episódio do ConsultAqui, também falamos mais sobre o assunto!

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