Desafios: a ferramenta para reter jovens talentos

A questão que paira sobre muitos dos setores de Recursos Humanos é: como reter os jovens talentos? Aliás, essa é uma pergunta já feita há alguns anos e ao longo deles diversas respostas foram encontradas. Durante esse período, no entanto, foi possível criar e elaborar conceitos que deixam mais clara uma resposta que seja considerada definitiva pela maioria, ou pelo menos que funcione para a maior parte das empresas.

Em primeiro lugar, é importante traçar um perfil desses jovens talentos. Eles são classificados como pertencentes à geração Y, adeptos da tecnologia e querem o perfeito equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No mercado de trabalho, uma característica muito comum entre eles é que não permanecem por muito tempo em uma mesma empresa.

No entanto, a rotatividade entre as pessoas dessa geração não é comum em razão dos salários. Diversas pesquisas sobre o assunto mostram que um dos fatores que mais influencia a permanência ou não desse colaborador na empresa são os desafios apresentados a eles. Para os jovens talentos, é preciso sempre estar em constante evolução, tendo suas competências e criatividade colocadas à prova.

Isso não quer dizer que a questão salarial não é importante. Apesar de quererem o avanço salarial, os profissionais da geração Y se preocupam mais com a cultura da empresa e com a liberdade que têm para desempenhar o trabalho. Portanto, mais do que oferecer salários altos é preciso oferecer possibilidade de evolução e novos desafios.

Os setores de Recursos Humanos devem se adaptar a esta nova realidade e levá-la em consideração no momento de criar seus programas de estágio e de trainees.

Carreira Muller | Construindo Sentidos

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há a quase 3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Acompanhe-nos

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

ConsultaSalarial®

SalaryMark®

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee