Inscrições abertas para a Mentoria de Cargos e Salários! Garanta já sua vaga!

Cargos PJ: como definir a estratégia usando a pesquisa?

Contratar profissionais como Pessoa Jurídica (PJ) – ao invés de vincular ao regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – é uma prática que oferece flexibilidade e pode ser vantajosa tanto para as organizações quanto para os funcionários. No entanto, definir uma estratégia salarial para cargos PJ pode ser um desafio.

Existe uma estratégia salarial ideal? Como definir os itens do pacote de Remuneração? E como encontrar na pesquisa salarial referências para esses cargos?

São muitas as perguntas ao redor desse tema que é delicado e exige atenção. Neste conteúdo, vamos explorar como realizar uma pesquisa salarial para cargos PJ, quais são as práticas de mercado e as recomendações para garantir uma administração justa e competitiva. As informações são de Victor Ribeiro, Coordenador de Remuneração da Carreira Muller.

Pesquisa salarial: o que as empresas estão fazendo?

Antes de tudo, é sempre importante ressaltar que a contratação PJ pode trazer implicações jurídicas e contratuais para as empresas. Como é um tema que sempre merece bastante atenção – #ficaadica! –, vamos deixar aqui dois materiais de apoio:

  • Consultaqui #25 com Dr. Reinaldo Fernandes sobre PJs – acesse aqui.
  • Contratação PL ou CLT: os 3 lados de uma mesma história – acesse aqui.

Recado dado, a contratação PJ é, sim, uma prática cada vez mais comum no mercado. Justamente por isso, recentemente realizamos um estudo para entender como as organizações estão administrando os salários de seus funcionários PJs. Uma das perguntas era: qual a estratégia salarial da empresa para PJ? Veja o resultado:

Cargos PJ: como definir a estratégia usando a pesquisa?
Estudo PJ, expatriados e estatutários | Carreira Muller

Descobrimos que 54,59% das empresas ainda não praticam uma estratégia salarial definida para os cargos PJ. É um dado preocupante, já que a nossa recomendação, SEMPRE, é ter uma estratégia salarial. 

Já a outra metade da amostra tem a prática de definir um percentual de conversão entre os salários CLT e PJ, que acaba variando conforme a política da empresa e os benefícios oferecidos. 

“Essa é uma boa estratégia, algo que inclusive recomendamos para as empresas que disseram ter a intenção de aumentar o número de contratos PJ – e ainda não têm uma prática para esses cargos”, diz Victor. 

Em nosso estudo, 67% das organizações pretendem expandir os cargos PJ, o que reforça a importância de definir uma estratégia salarial para evitar desequilíbrios e garantir que os custos estejam alinhados com os benefícios oferecidos.

O que considerar na hora de definir a remuneração dos cargos PJ?

Para definir quanto pagar aos PJs, há três pontos que devem ser considerados. 

Primeiro, o custo desta decisão para a empresa. “Praticar salários PJ geralmente envolve a estratégia de trazer mais economia no comparativo com os tributos e encargos de um CLT”, explica Victor. Segundo, o valor líquido que o funcionário vai receber, que é maior se comparado ao regime CLT (justamente por conta dos encargos). 

E, por último, todos os benefícios ligados à decisão: remuneração variável, 13º salário, férias e outros adicionais. Todos esses pontos precisam ser analisados – e a pesquisa salarial também ajuda na decisão.

Como encontrar posições PJ na pesquisa salarial?

Na plataforma da Carreira Muller, com mais de 3.800 empresas em sua base de dados, há três tipos de abordagens para cargos PJ: conservador, moderado e agressivo.

Cargos PJ: como definir a estratégia usando a pesquisa?
Fonte: ConsultaSalarial® | Carreira Muller

“A diferença entre cada um desses modos é, justamente, a estratégia que a empresa adotou para a administração dos contratos PJ”, explica Victor.

1-) PJ Conservador

  • Definição: a empresa considera a conversão do salário CLT, mas o PJ continua participando de programas de benefícios (como plano de saúde e vale-alimentação) e de programa de remuneração variável, ambos por fora da nota fiscal mensal. 
  • Percentual: PJ recebe 28% a mais que o salário CLT.

2-) PJ Moderado

  • Definição: a empresa considera a conversão do salário CLT, adicionando o valor equivalente dos benefícios em nota fiscal mensal. Nesse modelo, o PJ ainda participa de um programa de remuneração variável por fora da nota fiscal mensal.
  • Percentual: PJ recebe 45% a mais que o salário CLT.

3-) PJ Agressivo

  • Definição: a empresa considera todas as práticas remuneratórias dentro da nota fiscal do PJ: remuneração fixa, benefícios, remuneração variável.
  • Percentual: PJ recebe 66% a mais que o salário CLT

A contratação de profissionais como PJ pode ser vantajosa – e é tendência! –, mas requer cuidado e uma estratégia salarial bem definida para evitar riscos. Definir percentuais de conversão claros e utilizar ferramentas de pesquisa salarial são passos para uma boa administração de contratos PJ.

Quer saber mais sobre o tema? Assista ao 94º episódio do ConsultAqui e acesse o nosso estudo sobre  o regime PJ. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carreira Muller

Somos uma consultoria especialista em gestão de remuneração que, há  3 décadas, trabalha para desenvolver pessoas e negócios.

Confira também outros artigos

Separamos mais algumas leituras relacionadas com a publicação acima para você
se aprofundar ainda mais nos conteúdos de remuneração.

Acesso gratuito ao módulo Free da ConsultaSalarial®:

Declaro ter ciência e aceitar as condições para navegar no módulo gratuito oferecido pela Carreira Muller:

1 – Para solicitar o acesso é necessário que sejam enviados os dados requisitados no questionário de coleta. As informações recebidas serão analisadas, por parte da Carreira Muller, e o envio destas não acarretará uma liberação automática do acesso.

2 – O prazo de retorno com a confirmação ou declínio do acesso leva até 2 dias úteis.

3 – A forma de comunicação utilizada pela Carreira Muller para informar tudo o que é necessário se faz pelo endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário. Portanto, aceitando este termo você também concorda com o recebimento de nossos e-mails. Caso deseje parar de recebê-los há um mecanismo à disposição em cada e-mail disparado.

4 – Não há custo algum para que as empresas selecionadas usufruam desse módulo Free.

5 – Todo o acesso é configurado com base na Razão Social informada pelo solicitante no questionário de coleta. Portanto, se o solicitante deixar a empresa (CNPJ) base cadastrada, o acesso também é desativado.

6 – O informante dos dados se responsabiliza pela veracidade das informações disponibilizadas e pode, a qualquer momento, requisitar a baixa de seu cadastro com a consequente eliminação de todos os dados por ele informados.

7 – Todo o acesso é feito pela nossa plataforma online (www.carreira.com.br) por meio de um login e senha. O login será gerado com base no e-mail corporativo informado nos dados, considerando o tópico 1, e a senha será configurada, pelo próprio solicitante, no primeiro acesso.

8 – O solicitante declara reconhecer que a Carreira Muller é titular exclusiva dos direitos de propriedade intelectual de todo o conteúdo publicado na plataforma. Está ciente que não poderá modificar, transferir, sublicenciar, vender, ou de qualquer forma, colocar à disposição de terceiros, os materiais supra referidos, nem os serviços prestados pela Carreira Muller, a não ser que haja autorização prévia e formal da Carreira Muller, sob pena de responder pelos danos decorrentes dessa conduta.

9 – Considerando a modalidade de oferta desse serviço, a Carreira se resguarda no direito de modificar ou suspender total ou parcialmente tais serviços a qualquer momento, independentemente de notificação prévia.

Solicite seu Diagnóstico

Preencha os campos abaixo para solicitar seu diagnóstico

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Solicite uma demonstração

Preencha os campos abaixo para solicitar sua demonstração

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Fale com um consultor

Será um grande prazer retornar sua solicitação!

Fique tranquilo que seus dados estão seguros conforme nossa política de privacidade, frente a Lei de Proteção de dados.

Acesse nossas plataformas

Acesse nossa área de cursos

Acesse agora o Astrobee